Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Simepar esclarece sobre chuvas de verão e faz alerta

Confira situações que devem ser evitadas e quais são as orientações para proteção

  • 16/01/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
Simepar esclarece sobre chuvas de verão e faz alerta

Diante de registros frequentes de chuvas de verão no Paraná, o Simepar fez uma publicação nas redes sociais com alguns esclarecimentos. 

De acordo com o instituto, as chuvas de verão ocorrem normalmente entre a tarde e noite, e na maioria das situações não cobrem uma grande área (chove, em alguns casos, apenas em alguns bairros de uma cidade, por exemplo). 

Apesar de isoladas podem ser fortes, acompanhadas por ventos e por raios. Em Campina da Lagoa, conforme cita do Simepar, houve rajadas de vento acima dos 100 km/h na segunda-feira (14) e em Curitiba, no domingo (13), mais de 140 raios.

O Simepar alerta que "todo cuidado é pouco" quando o tempo começa a "armar" para chuva e que os raios além de prejuízos materiais, como queima de equipamentos, provocam danos à saúde e até mortes. 

Três situações devem ser evitadas quando há uma condição mais eminente para chuvas, conforme cita o instituto: proteger-se embaixo de árvores, praticar esporte em campo aberto e pescar em áreas descampadas. 

O Simepar ressalta ainda que os raios normalmente ocorrem nos pontos mais próximos entre a nuvem e a superfície terrestre, ou seja, o ponto mais elevado de determinada região e que, portanto, deve se evitar ser este ponto ou ficar próximo a ele. 

A orientação é de proteção ideal é em residência, edifício ou automóvel e caso isso não seja possível, a posição mais segura é agachar-se e não deitar-se. 

Segundo o Simepar os próximos dias seguem quentes no Paraná, com chuvas de verão. Entre a sexta-feira e o sábado a chuva pode ocorrer já pela manhã, pois há o avanço de uma frente fria pelo Sul do País. Domingo não aquece tanto entre a RMC e litoral.

Fonte: Simepar

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533