Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Professora de criança que se enforcou com alça de bolsa será indiciada por homicídio

Criança, de 1 ano e 11 meses, foi socorrida, mas morreu cinco dias após acidente

  • 17/01/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Policial
Professora de criança que se enforcou com alça de bolsa será indiciada por homicídio

A Polícia Civil de Nova Esperança conclui ainda nesta quinta-feira (17) o inquérito aberto para apurar o acidente que culminou na morte da menina Alana Gabriela Costa de Almeida, 1 ano e 11 meses, depois de se enforcar acidentalmente na alça da própria mochila dentro de uma escola particular.

O delegado Leandro Farnese Teixeira, titular da Delegacia de Nova Esperança, acredita que o relatório deve ser encaminhado à Justiça nesta sexta-feira (18).

Segundo ele, Alana será indiciada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. "Não houve dolo, até porque a criança foi rapidamente socorrida pela professora, mas entendemos que ela tinha a responsabilidade de garantir a integridade das crianças". Após a conclusão, o Ministério Público terá 15 dias para oferecer denúncia à Justiça.

Ainda de acordo com o delegado, no curso da investigação foi concluído que a morte ocorreu por enforcamento, em decorrência da pressão provocada pelo peso do próprio corpo da menina. O pescoço de Alana enroscou na alça da mochila, que estava "enganchada". "A alça da mochila, presa naquela altura do gancho "permitiu" que ela enroscasse o pescoço. Não houve qualquer outro fato. A menina não caiu. Ela enroscou o pescoço na alça, o enforcamento suspendeu a passagem de oxigênio, o que provocou um edema e, infelizmente, depois o quadro evoluiu para morte cerebral", lamenta.

Comoção
O caso gerou comoção em toda a região e foi registrado no dia 14 de dezembro, último dia de aula na creche particular. Assim que ela se enroscou, a professora correu até a menina, que já estava inconsciente. Ela foi levada rapidamente a uma base do Samu de Nova Esperança, onde recebeu os primeiros atendimentos.

Na sequência, um helicóptero do Samu foi até a cidade para fazer o resgate e a encaminhou em estado gravíssimo para o Hospital Universitário.

Neste dia, Alana sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. No dia 18 de dezembro, o corpo clínico do HU iniciou os testes que fazem parte do protocolo de confirmação do diagnóstico de morte encefálica. A sua morte foi declarada no dia 19 de dezembro. Alana era lha única e completaria 2 anos no dia 28 de dezembro.

Fonte: Maringá o Diário