Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

IBAMA obtém reintegração de posse de área ocupada por ribeirinhos

  • 23/01/2019
  • Foto(s): Enio Manoel
IBAMA obtém reintegração de posse de área ocupada por ribeirinhos

Mais de 20 famílias ribeirinhas do Rio Paraná receberam o despacho da Justiça Federal assinado pelo juiz substituto, João Paulo Nery dos Passos Martins, dando ordem de despejo e reintegração de posse da área conhecida como Porto Paragem, no município de Guaíra. O processo aberto pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já transitou em julgado pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça) e não cabe mais recurso da decisão. De acordo com a notificação emitida na semana passada, as famílias tem o prazo de dois meses para deixar o local.


Nesta quarta-feira(23), os ribeirinhos afetados com a decisão do STJ, foram até a prefeitura para solicitar algum tipo de amparo do município. O pescador Tiago Henrique Rodrigo do Carmo disse estar preocupado, pois a sua família mora no local a quatro gerações e agora não sabe o que vai ser do futuro. (Tiago 1)


De acordo com Tiago, eles nunca foram notificados sobre o recurso impetrado pelo Ibama e que não sabiam que o processo estava em andamento, pois o advogado que os defendia abandonou o caso sem nenhuma justificativa. (Tiago 2)


Em seu recurso junto STJ, o Ibama apontou que o usucapião é vedado em bem público e alegou no processo ser o legítimo proprietário, o que foi acatado pelo órgão de justiça. O Procurador Jurídico do município de Guaíra João Fernando Grecillo, destacou que a situação dos ribeirinhos é preocupante, que não tinha conhecimento desse pedido de reintegração de posse e que a prefeitura usará de todos os meios legais para amparar as famílias nesta situação de emergência. (Grecillo)


A quase meio século vivendo no local, agora as famílias terão de deixar as suas casas, ou se quiserem, poderão desmanchá-las e levá-las para outro lugar. Em sua decisão, em caso de resistência o Supremo Tribunal de Justiça, autorizou o uso de força policial para a retomada da área.

Fonte: Enio Manoel