Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

15ª Companhia de Infantaria Motorizada comemora 70 anos

  • 30/01/2019
  • Foto(s): Barbosa Junior
15ª Companhia de Infantaria Motorizada comemora 70 anos

Localizada as margens do Rio Paraná divisa com o Mato grosso do Sul, fronteira com o Paraguai, a 15ª Companhia de Infantaria Motorizada, pequena mas valente, tem sido a guardiã das tradições da infantaria brasileira na região. Subordinada diretamente a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, ela é a fiel representante do Exército Brasileiro como sentinela de nossas fronteiras.


A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada remonta ao dia 13 de janeiro de 1947, quando o boletim interno do 1° Batalhão de Fronteira sediado em Foz do Iguaçu, publicou a ordem para a organização de sua 3ª Companhia, com futuro deslocamento a região de Guaíra.
Em 29 de Janeiro de 1947, o destacamento precursor, composto por 29 militares sob o comando do Capitão Ubirajara Brandão desembarcou em Guaíra. O pelotão tinha a missão de demarcar a área e preparar o terreno do novo aquartelamento, além de construir as suas instalações iniciais. Em apenas dois anos precisamente, a organização militar realizou a primeira incorporação dos novos soldados da fronteira.


Passados 70 anos desse feito, na manhã de hoje a companhia recebeu diversos convidados, autoridades civis e militares que prestigiaram a solenidade de seu aniversário. O General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, destacou o papel exercido pela 15ª Companhia de Infantaria Motorizada de Guaíra. (áudio Roberth abaixo)

O Tenente Coronel Hercules Antônio da Costa, comandante da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada disse estar honrado em comandar tão importante Companhia. (áudio Hercules abaixo)

Segundo o Comandante Hercules, além de preservar o valoroso legado do Exército Brasileiro a Companhia segue a sua missão, servindo como importante fator de integração por intermédio de sua atuação e da ação conjunta com os demais órgãos de segurança da região fronteiriça.

Fonte: Enio Manoel