Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Serviço de Acolhimento da Criança e do Adolescente será lançado em Santa Helena

  • 08/02/2019
  • Foto(s): Assessoria
Serviço de Acolhimento da Criança e do Adolescente será lançado em Santa Helena

A Família Acolhedora é uma das modalidades de serviço de acolhimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e indicada em lei e por especialistas, como prioritária em relação ao acolhimento institucional.

O acolhimento da criança e do adolescente em ambiente familiar possibilita e estimula a construção de vínculos afetivos individualizados e um atendimento personalizado, garantindo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente nesse período de transição, até que esses retornem para sua família ou, na possibilidade de isso ocorrer, seja encaminhado para adoção.

Dessa forma, esse serviço consiste em cadastrar e capacitar as famílias da comunidade interessadas para receber em suas casas, por um período, essas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio.

A família cadastrada no serviço receberá acompanhamento psicossocial, orientação, capacitação e um subsídio financeiro durante o período de acolhimento. Pensando na proteção da criança e adolescente, o município de Santa Helena criou em janeiro o decreto 010/2019, publicado em 07 de janeiro de 2019, o qual regulamenta este serviço.

Assim, o município através da secretaria Municipal de Assistência Social, convida a todos para o lançamento do serviço de acolhimento familiar no dia 21 de fevereiro, no auditório da Câmara de vereadores a partir das 19h30.

Conforme a secretária Fabricia Bedendo Lenzi, as famílias interessadas em participar podem procurar a equipe técnica do serviço de acolhimento da Secretaria de Assistência Social para fazer as inscrições. “O serviço vem ao encontro das diretrizes do ECA e do Estatuto da Criança e do Adolescente que prioriza o acolhimento familiar e o objetivo é que os acolhidos tenham mais afeto, amor, carinho, atenção e uma maior convivência no meio familiar. Por isso convidamos todos os interessados para que participem do lançamento do serviço,” comenta Fabricia.

Com o tema “Amplie Seu Conceito de Amor, Seja Também Uma Família Acolhedora”, uma palestra será ministrada no dia do lançamento do serviço pelo Drº Sérgio Luiz Creuz – Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, autor do livro, Direito a Convivência Familiar da Criança e do Adolescente.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 3268-8296 ou 3268-8307, ou na própria Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua da Cidadania, em frente a Câmara de Vereadores.

Fonte: Assessoria