Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Os 7 piores ingredientes que você pode adicionar à sua salada

Os 7 piores ingredientes que você pode adicionar à sua salada

É possível que você já esteja imaginando alguns itens desta lista dos ingredientes que podem prejudicar sua salada, mas sabemos que alguns desses irão surpreendê-lo. Muitas vezes, os ingredientes que parecem saudáveis em sua salada, na verdade não o são, se sua finalidade é perder peso. Se este é o seu propósito, assegure-se de evitar esses 7 ingredientes e substituí-los por outros mais saudáveis.

Ingredientes que não devem fazer parte da sua salada

Bacon

O bacon é um dos ingredientes que não devem fazer parte da sua salada
É um ingrediente que pode adicionar à salada entre 400 calorias e 30 gramas de gordura em uma só porção. É claro que tudo depende da quantidade de bacon que você adicionar, mas não é demais dizer que sua salada será obrigada a passar por uma recontagem de gorduras e calorias. Por outro lado, muitas variedades de bacon contêm sal, gorduras trans e, acredite ou não, açúcar. Por isso, proporcionam pouco ou nenhum benefício nutricional. Se deseja adicionar texturas crocantes, experimente adicionar verduras como o rabanete ou o pimentão à sua salada.

Pão torrado ou crouton

Pode ser que não sejam a pior opção quando se trata de dieta, mas adicionam apenas calorias desnecessárias sem proporcionar qualquer benefício nutricional. Se considerarmos que na maioria das vezes são fritos para dar um sabor melhor, também adicionam gorduras desnecessárias. A porção adequada de pão para uma salada é de apenas 2 colheres de sopa, o que equivale a dois pedacinhos de pão. Ao adicionar o que comumente se vê em uma porção, teríamos ao redor de 100 calorias a mais. Os pedacinhos de pão podem ser substituídos por uma ou duas colheres de sopa de cereais, como as sementes de gergelim ou girassol. Esses não apenas dão uma textura crocante à sua salada, como também oferecem os benefícios da fibra do grão integral.

Frituras

As frituras devem ser evitadas na preparação das suas saladas
Ingredientes como frango, camarão ou peixe são saudáveis para sua salada, mas não se forem fritos. As frituras estão cheias de gordura e calorias, ainda que sejam feitos com óleos mais saudáveis. Uma boa maneira de evitá-las, principalmente se você come fora de casa, é ler atentamente o cardápio. Aqueles alimentos que são “crocantes” ou com “crosta” quase sempre são fritos. Algumas saladas asiáticas geralmente têm wonton frito. Se você não tiver certeza, é melhor perguntar e pedir que retirem ou substituam a fritura por outro ingrediente grelhado.

Molhos cremosos

Pode ser que seu prato de salada esteja repleto de ingredientes saudáveis e nutritivos, mas adicionar um molho a ela pode arruinar essas características com facilidade. Se você não acredita, veja quantas calorias esses molhos populares contêm: Queijo gorgonzola: 146 calorias e 15 gramas de gordura.
Molho ranchera: 126 calorias e 14 gramas de gordura. Os molhos sem gordura não são uma opção melhor, pois muitas marcas comerciais adicionam açúcar para compensar a gordura que foi eliminada. Nesses molhos, a quantidade de calorias costuma variar entre 60 e 80 por porção (2 colheres de sopa). O vinagrete é um ingrediente que você pode adicionar sempre às suas saladas, contanto que seja somente uma porção e seja preparado em casa.

Frios processados

Os frios processados não são a melhor alternativa. O salame é uma das opções mais populares para adicionar às saladas, mas, você sabia que apenas uma fatia fina de salame contém 43 calorias e 3 gramas de gordura? Pode ser que isso não pareça muito, mas se você considerar que uma porção de salada pode ter entre 4 e 5 fatias de salame, as calorias começam a aumentar. O frango e o peito peru são ingredientes que você pode adicionar à sua salada como opção mais saudável. As carnes frias são relativamente altas em teor de sal, o que faz com que aumente seu consumo de sódio. A carne de boi, desde que seja magra, é outra boa opção.

Cobertura de mel

O frango ou o presunto cobertos com mel não são uma boa combinação para a sua salada. São uma grande opção para conferir sabor ao prato, mas também calorias. Esses são ingredientes que você deve evitar se o que quer é uma salada saudável. Melhor optar pelos frutos secos. Recomendamos adicionar uma pequena quantidade de nozes, mirtilos ou amêndoas. Isto lhe permitirá ter o sabor dos frutos secos e seus benefícios, sem as calorias e o açúcar.

Queijo

O queijo é um dos ingredientes que devem ser evitados na preparação das suas saladas. O queijo não é necessariamente ruim se você escolher as variedades mais leves. Opções populares como o cheddar são uma fonte de gordura saturada.
O importante é que você leve em consideração a quantidade que está adicionando à sua porção de salada. Em muitas ocasiões, é melhor não adicionar o queijo. Se decidir consumi-lo, é melhor que se assegure de que seja realmente queijo, e não “alimentos” que oferecem seu sabor e calorias sem seus valores nutricionais. A porção recomendada é de 28 g. Você pode se valer da ajuda de uma balança digital para não adicionar mais do que o necessário. É recomendável que, se o seu objetivo é perder peso, prepare sua salada em casa. Assim você pode se envolver no processo e ficar atento ao que está ingerindo, realizando uma contagem mais equilibrada das calorias que consome. Combine este hábito com exercícios diários e consulte seu médico antes de fazer qualquer mudança drástica em sua rotina.

Fonte: Melhor com saúde