Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Copel alerta que mal uso do ar-condicionado reflete no consumo de energia

Copel alerta que mal uso do ar-condicionado reflete no consumo de energia

A onda de calor neste início de ano está provocando o aumento do consumo de energia no Paraná, gerado principalmente pelo uso do ar-condicionado. Um aparelho ligado oito horas por dia chega a consumir 324 quilowatt-hora no mês, algo como 250 reais a mais na conta de luz. O ar-condicionado passou a ser mais acessível e, portanto, usado em residências e shopping centers, no comércio de rua e na indústria. Segundo o gerente de Inovação da Copel, Gustavo Klinguelfus, existem formas de uso e dicas para a compra de aparelhos que ajudam na redução do consumo de energia. (áudio Gustavo abaixo)

Outra dica da Copel para evitar surpresas na fatura mensal, é com relação à porta da geladeira. Cada vez que ela é aberta, o ar quente entra, acionando o motor para restabelecer a temperatura interna. É importante evitar abri-la com frequência e checar as borrachas de vedação.

A Copel orienta, ainda, acionar lâmpadas apenas quando a iluminação natural for insuficiente, e preferir as fluorescentes compactas e LED com selo Procel. A instalação elétrica deve ter uma fiação adequada para cada unidade consumidora, evitando sobrecargas que geram aquecimento. Fios desencapados ou emendas mal-feitas também provocam perda de energia em forma de calor. Para identificar as chamadas “fugas de corrente”, desligue todas as luzes, retire os aparelhos das tomadas e verifique o medidor de energia. Se ele continuar se movendo, é importante chamar um eletricista.

Fonte: AEN