Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

50 toneladas de peixes morrem contaminadas no Rio Piquiri

O IAP está realizando um levantamento na tentativa de identificar a causa

  • 19/02/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
  • Região
50 toneladas de peixes morrem contaminadas no Rio Piquiri

O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) segue investigando as mortes de peixes principalmente na bacia do Rio Piquiri, no município de Nova Aurora. Desde a semana passada moradores registram imagens de centenas de peixes mortos.


O IAP está realizando um levantamento na tentativa de identificar a causa desse crime ambiental. Apesar das dificuldades para a coleta de materiais para as análises, devido principalmente a extensão do rio, os agentes acreditam que os peixes morreram por contaminação.


Até o momento nenhuma empresa foi notificada. Locais suspeitos de despejar rejeitos no rio estão sendo observados e já receberam a visita dos fiscais. Há suspeitas ainda de que a contaminação possa ter sido provocada por pescadores.


Com relação ao término do período da Piracema, marcado para o fim deste mês, de acordo com Taciano Maranhão, engenheiro de pesca do IAP, a liberação da pesca no Rio Paraná e nos demais rios do estado está mantida para o dia 01 de março. Segundo ele, no Rio Piquiri, poderá haver uma intervenção e a pesca só será liberada após o resultado das análises que estão sendo realizadas para saber o grau de contaminação na água e nos peixes.(áudio Maranhão abaixo)

A estimativa é que a contaminação no Rio Piquiri já tenha matado aproximadamente 50 toneladas de peixes de diversas espécies como: Piapara, Corimba, Piau, Mandi, Piracanjuba entre outras.

Fonte: Enio Manoel