Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pomada caseira para aliviar picadas de mosquito

Pomada caseira para aliviar picadas de mosquito

Você saiu de férias e voltou para casa com uma coceira de picadas de mosquito angustiante, apesar de usar repelente? Se este for o seu caso, você pode remediar o problema preparando uma pomada caseira para acalmar as picadas desses insetos irritantes.

Como fazer uma pomada caseira para acalmar as picadas

Quer você viva em uma região quente e úmida, ou planeje férias para um ambiente quente ou tropical, há sempre o risco de ser picado por mosquitos. Embora existam alguns produtos no mercado criados para aliviar o desconforto, a maioria deles é feita a partir de substâncias sintéticas. No entanto, existem alternativas naturais que têm o mesmo efeito e não produzem reações adversas. Confira!

Pomada com cera de candelila e lavanda para picadas de mosquito

A cera de candelila é um composto muito apreciado em todo o mundo, devido às suas múltiplas aplicações cosméticas, as quais a colocam como um material muito seguro que servirá de base para elaborar quase qualquer pomada. Além disso, outro dos ingredientes principais para fazer esta pomada é a lavanda. Por que razão? Um dos grandes benefícios do óleo de lavanda, é que ele funciona como um poderoso repelente contra os mosquitos. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o inchaço, a irritação, e a coceira de picadas de insetos.

Ingredientes

½ colher de sopa de cera de candelila (6 g)
1 colher de sopa de lanolina (12 g)
5 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces (75 ml)
40 gotas de óleo essencial de lavanda
Recipiente com tampa (cerca de 100 g)
Espátula de madeira
Preparação
Coloque a cera de candelila junto com a lanolina em um recipiente em banho-maria, para que derretam juntas.
Quando a cera e a lanolina tiverem sido diluídas e esfriado um pouco, despeje o óleo de amêndoas doces, e agite com a espátula. Você deve tomar cuidado para que a base diminua sua temperatura para que as propriedades do óleo não sejam perdidas.
Uma vez que a mistura se torne opaca e cremosa, despeje as gotas de óleo essencial de lavanda, e incorpore-as suavemente com a espátula.
Quando os ingredientes formarem uma mistura homogênea, esvazie o conteúdo do recipiente com tampa, e espere até que a pomada esfrie.
Assim que a pomada se solidificar você poderá aplicá-la nas áreas afetadas.

Pomada com vaselina e camomila

Em primeiro lugar, a vaselina estimula e acelera a renovação celular. A esta base vamos adicionar o óleo essencial de camomila, que é muito popular por suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, e analgésicas. O óleo essencial de camomila combate a inflamação e coceira provenientes das picadas de mosquito; ao mesmo tempo em que limpa e acelera a regeneração celular. Em seguida, compartilhamos o procedimento.

Ingredientes

100 gramas de vaselina, ou parafina
1 colher de sopa de camomila seca (15 g)
Recipiente de vidro (cerca de 100 g)
Colher de madeira
Filtro ou malha
Luvas

Preparação

Em um recipiente, coloque a vaselina em banho-maria por alguns minutos, para que derreta.
Quando a vaselina já está em estado líquido, são adicionadas as flores secas de camomila, e a mistura é mantida em fogo baixo por algum tempo.
Uma vez que a vaselina tenha sido impregnada com as propriedades e a cor da camomila, você deve remover os restos da erva com a ajuda do filtro ou tela. É importante que esta etapa seja realizada com cuidado e de preferência com luvas, pois a mistura estará quente.
Despeje o concentrado no recipiente de vidro, e deixe esfriar. Pronto, já você tem uma pomada caseira para acalmar as picadas de mosquito!
Continue lendo: Como fazer uma infusão de casca de tangerina, valeriana e camomila para acalmar os nervos

Pomada com manteiga de karité e citronela para picadas de mosquito

A manteiga de karité tem sido usada desde a antiguidade devido às suas excelentes propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, e cicatrizantes. Por outro lado, o óleo de citronela é um bom analgésico, antisséptico, e repelente de mosquitos. Como resultado, esses ingredientes são perfeitos em uma pomada caseira, para aliviar as picadas dos insetos.

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga de karité (15 g)
1 colher de chá de óleo de amêndoas (5 ml)
20 gotas de óleo essencial de citronela
5 gotas de óleo essencial de lavanda
Recipiente de vidro pequeno (25 ml)
Espátula de madeira

Preparação

Em um recipiente aqueça a manteiga de karité em banho-maria, por alguns minutos. Quando a manteiga estiver dissolvida, retire cuidadosamente do fogo, e deixe esfriar por alguns minutos.
Um pouco antes de a manteiga de karité mudar para uma consistência menos líquida, despeje o óleo de amêndoas, e misture bem com uma espátula de madeira.
Depois de obter uma mistura homogênea, e quando tiver esfriar um pouco mais, adicione o óleo de lavanda e o de citronela.
Incorpore os ingredientes, e despeje-os em um recipiente de boca larga. Deixe esfriar por algumas horas antes de aplicar nas lesões.
O que você achou deste tutorial sobre como fazer uma pomada caseira para aliviar as picadas de mosquito? Esperamos que você tenha os ingredientes necessários para fazer a sua.

Em todo caso, embora a maioria dos ingredientes seja natural, é importante realizar um teste de alergia antes de aplicar as pomadas, para que não haja nenhum tipo de complicação.

Fonte: Melhor com saúde