Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guaíra reúne autoridades para discutir a segurança pública no município

  • 21/02/2019
  • Foto(s): Barbosa Junior
Guaíra reúne autoridades para discutir a segurança pública no município

A busca pela efetivação de ações que venham a colaborar com a segurança pública da comunidade guairense foi o tema discutido por representantes das policias Civil e Militar, Policia Rodoviária Federal, BPFRON, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Segurança, Justiça e Ministério Público, Associação Comercial, Câmara dos Vereadores e Prefeitura. A presidente da Casa de Leis, vereadora Ligia Lumi Suga convocou a reunião que aconteceu na tarde de ontem (21) nas dependências da Câmara Municipal.
O Delegado de Polícia, Deoclecio Detros abriu a discussão destacando, o que segundo ele, nos últimos anos sempre ocorreu na cidade, a falta de efetivo policial para combater a criminalidade. De acordo com o delegado, o número de roubos registrados este ano em Guaíra teve um pequeno aumento, mas pouco significativo. (Detros)

O Capitão Valmir de Souza, Comandante da 2aCia/19o batalhão da Polícia Militar de Marechal Candido Rondon também destacou a redução no efetivo policial, segundo ele, atualmente o número de policias militares que atuam em Guaira, é menor que em 2008, mas mesmo com as dificuldades a PM vem desempenhando seu serviço junto a comunidade, as vezes se necessário, com o auxílio da ROTAM de Marechal C Rondon. (Valmir)

Os representantes dos órgãos de segurança presentes na reunião foram unanimes em afirmar que a solução para melhorar a segurança pública em Guaíra é política, ou seja, cabe ao poder executivo e legislativo municipal viabilizarem projetos que auxiliem o sistema de segurança local, além de pressionar o governo do estado, para que forneça os recursos e os meios necessários para melhorar a segurança nesta área de fronteira. O prefeito Heraldo Trento se comprometeu em convidar o secretário de segurança do Estado, bem como o governador Ratinho Junior, para virem a Guaíra e discutir com todas as forças de segurança e representantes da comunidade local, as soluções que seriam viáveis para o município. (Heraldo)

Dentre as sugestões apontadas para melhorar a segurança pública no município, foi discutida a necessidade de pleitear junto ao Governo do Estado a substituição do hoje pelotão, para uma companhia de Policia Militar e a criação de uma Subdivisão da Policia Civil em Guaíra, o que aumentaria consideravelmente o efetivo policial.


Outra reinvindicação seria a construção de uma penitenciaria agrícola, a qual abrigaria os detentos que dispõe de liberdade com o uso de tornozeleiras, os quais na sua grande maioria continuam cometendo crimes e delitos.

Fonte: Enio Manoel