Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ex-secretário de Santa Tereza do Oeste é condenado por fraude em licitações na saúde

Tribunal de Justiça do Paraná também condenou empresários investigados pelo Gaeco na Operação Panaceia por suposto desvio de dinheiro

  • 01/03/2019
  • Foto(s): Reprodução/RPC
  • Região
Ex-secretário de Santa Tereza do Oeste é condenado por fraude em licitações na saúde

O ex-secretário de saúde de Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná, Fernando Prado foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto por fraudes em licitações e peculato.

Na mesma decisão, publicada na quinta-feira (28) e à qual cabe recurso, o Tribunal de Justiça (TJ-PR) condenou empresários investigados na Operação Panaceia, deflagrada em 2015.

As penas nestes casos variam de cinco a oito anos de prisão, além de multa.

Um dos empresários e o ex-secretário - que chegou a ser preso em janeiro de 2016 - serão monitorados por tornozeleira eletrônica. Os demais devem cumprir a pena em regime aberto.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 tentava contato com a defesa de Fernando Prado.

Desvio de dinheiro

As investigações que apuram um esquema de desvio de dinheiro público em contratos de compra de medicamentos e contratação de serviços para a área da saúde envolvem agentes políticos, servidores e empresários de cerca de 20 cidades da região, entre elas Ibema, Corbélia e Santa Tereza do Oeste.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ao menos 50 licitações foram fraudadas para que prefeitos e secretários recebessem propina de empresas fornecedoras que, entre outros, emitiam notas frias e entregavam medicamentos vencidos.

A suspeita é que o esquema desviou mais de R$ 1,2 milhão dos cofres públicos.

Fonte: G1