Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Administração encaminha projeto que prevê a instalação do Procon em Santa Helena

  • 18/03/2019
  • Foto(s): Divulgação
Administração encaminha projeto que prevê a instalação do Procon em Santa Helena

O município de Santa Helena encaminhou para a Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (15), Projeto de Lei que prevê criação do PROCON municipal. A iniciativa é classificada como um grande avanço com relação a garantia dos direitos e surge justamente na data em que se comemora o Dia do Consumidor.

Com a ação deste órgão, os santa-helenenses terão guarida para manifestar suas demandas, por exemplo, contra a COPEL – Companha Paranaense de Energia Elétrica, que tem sido alvo de reclamações constantes por falta de atendimento, principalmente na zona rural do município, além das operadoras de telefonia.

O Procon também servirá como um órgão conciliador para atuar em eventuais conflitos nas relações de consumo, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor, existente há 29 anos e ainda, em contrapartida, irá desafogar o Poder Judiciário.

A estimativa é que essa conquista resulte em inúmeros benefícios para Santa Helena, servindo como uma ferramenta local e regional para soluções de desacordos comerciais de maneira consensual, e até mesmo tornando-se um polo regional com oferecimento destes serviços.

Existem municípios que o Ministério Público tem solicitado o Procon, mas Santa Helena “sai na frente” enviando o projeto à Câmara e assumindo a responsabilidade da tramitação legal.

Após a apreciação dos vereadores, o projeto volta para o executivo para a sanção do prefeito municipal.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria