Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Senadores aprovam compensação de royalties a Guaíra pela perda das Sete Quedas

  • 20/03/2019
  • Foto(s): Ilustrativa
Senadores aprovam compensação de royalties a Guaíra pela perda das Sete Quedas

O município de Guaíra poderá receber uma parcela maior de royalties da usina de Itaipu. É o que diz projeto de lei (PLC 94/2015) aprovado no plenário do Senado. O pagamento de royalties está previsto no Tratado de Itaipu assinado em abril de 1973.

Desde 1985, quando a usina começou a pagar essa compensação, os governos do Brasil e do Paraguai já receberam mais de 11 bilhões de dólares. No Brasil, 65% desses royalties vão para os municípios, 25% para os estados e 10% para órgãos do governo federal, como os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia. O dinheiro destinado aos municípios é dividido proporcionalmente às áreas que foram alagadas pela criação do lago da usina. O problema é que a cidade de Guaíra, no Paraná, perdeu a sua principal atração turística e parte fundamental da arrecadação municipal: o salto de Sete Quedas.


Dada a importância dessa perda para a economia local, os senadores concordaram em aumentar de 2% para 8% o percentual dos royalties de Itaipu destinados à cidade. O relator do projeto de lei (PLC 94/2015), senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, disse que assegurar uma quantia maior para Guaíra é uma questão de justiça.

FERNANDO BEZERRA

De acordo com o senador Flavio Arns, da Rede do Paraná, o Município de Guaíra perdeu sua principal atração, o que ocasionou sensível diminuição da atividade turística. Portanto, o PLC, ao assegurar 8% dos royalties de Itaipu destinados aos Municípios diretamente afetados para o Município de Guaíra, vem simplesmente corrigir uma injustiça, pois esse Município é, sem dúvida, o mais impactado negativamente em seu potencial econômico.

FLÁVIO ARNS

O autor da proposta, o ex deputado federal Osmar Serraglio, acompanhou a votação no senado e parabenizou o município pela conquista. De acordo com Serraglio Embora não tenha sido alagada uma grande área, Guaíra foi prejudicada devido à perda do Salto de Sete Quedas, um dos pontos turísticos mais conhecidos do país na época e responsável por parte importante da receita municipal. Com isso, a cidade teve uma significativa queda de arrecadação e jamais obteve compensação compatível com os prejuízos ocorridos. O projeto segundo Osmar, tem o objetivo de reparar essa injustiça.


Com a aprovação em plenário pelos senadores, o projeto de lei segue agora para a sanção presidencial.

Fonte: Enio Manoel com Informações do Senado