Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça nega pedido para soltar Beto Richa

Defesa entrou com pedido liminar de liberdade na quarta-feira

Justiça nega pedido para soltar Beto Richa

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) negou nesta quinta-feira (21) o pedido de liberdade feito pela da defesa do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Richa foi preso na terça-feira (19) no âmbito da Operação Quadro Negro, do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A operação investiga desvios de mais de R$ 20 milhões de obras de construção e reformas de escolas públicas do Paraná.

Na decisão, o juiz substituto de 2º grau Mauro Bley Pereira Junior afirma que a prisão preventiva realizada na terça-feira "está devidamente fundamentada e atende às peculiaridades do caso, não cabendo, por ora, sua modificação, tendo em vista que o impetrante não trouxe qualquer alteração da situação fática ou elemento novo capaz de deferir a liminar pleiteada"

O pedido da defesa de Beto Richa, feito na quarta-feira (20), pedia que a prisão preventiva fosse substituída por medidas "menos gravosas".

Segundo os advogados, o pedido de prisão remonta a fatos supostamente ocorridos de 2012 a 2015 e que não "trouxe qualquer motivação ou fundamentação concreta apta a justificar referida medida extrema".

Ao indeferir a liminar, Mauro Bley Pereira Junior abre um prazo de cinco dias para que o juiz Fernando Bardelli Silva Fischer, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, que determinou a prisão de Richa, se pronuncie sobre a decisão.

O ex-governador está preso no Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

'Chefe de organização criminosa'

 

O MP-PR aponta o ex-governador Beto Richa como "chefe da organização criminosa e principal beneficiado com o esquema de recebimento de propinas" pagas pelas empresas responsáveis pela execução das obras nas escolas estaduais.

"Ao investigado Carlos Alberto Richa é imputada a prática dos delitos de organização criminosa (pena máxima de 8 anos), corrupção passiva (pena máxima de 12 anos), fraude à licitação (pena máxima de 4 anos) e obstrução de investigação de organização criminosa (pena máxima de 8 anos)", diz trecho da decisão que determinou a prisão.

 

Empresário entra com habeas corpus

 

O empresário Jorge Atherino, apontado pelo MP-PR como operador financeiro de Beto Richa, entrou com pedido de liberdade nesta quinta-feira (21).

De acordo com o pedido da defesa de Atherino, o empresário não oferece "risco ou prejuízo ao prosseguimento da persecução penal" e que os fatos são antigos "sem qualquer indício de continuidade".

Fonte: g1