Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governador anuncia isenção de impostos para carros elétricos

Governador anuncia isenção de impostos para carros elétricos

O Paraná será o primeiro estado brasileiro a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira, durante o evento internacional Smart City Expo Curitiba, um projeto de lei propondo zerar a alíquota de IPVA de veículos elétricos, que hoje é de 3,5%. Ele também vai apresentar uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, para que o Estado possa isentar o ICMS para a aquisição desses veículos. Ratinho Junior afirmou que o Paraná sai na frente no incentivo ao uso de energia limpa para o transporte.

Ratinho Junior ainda disse que a ideia é diminuir cada vez mais o preço dos veículos elétricos e torná-los mais acessíveis à população. O objetivo é diminuir o uso de automóveis movidos à combustão, que são mais poluentes. O Paraná já tem uma eletrovia, que é mantida pela Copel. São oito eletropostos na BR-277, ligando Paranaguá, no Litoral, a Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Segundo o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, a Companhia faz parte desse processo porque acredita que este é o futuro da mobilidade urbana.

Ricardo Zapatero, representante da FIRA Barcelona, afirmou que os setores públicos e privados devem trabalhar juntos para construir cidades inteligentes.

Quatro temáticas principais são discutidas durante o evento: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. O evento é organizado pela iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, em parceria com a prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão. A área de exposição conta com 35 empresas dos setores público e privado, além de mais de 80 especialistas e a participação de startups de Curitiba e região.

Fonte: AEN