Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereador acusado de receber parte do salário de servidores é solto, diz defesa

  • 26/03/2019
  • Foto(s): Reprodução/RPC
Vereador acusado de receber parte do salário de servidores é solto, diz defesa

O vereador Adelar Neumann (DEM), de Marechal Cândido Rondon foi solto na tarde desta segunda-feira (25), após colocar a tornozeleira eletrônica, segundo a defesa dele. Neumann é acusado de receber parte de salário de servidores da prefeitura.

Na última sexta-feira (22) a Justiça recebeu a denúncia contra Neumann e tornou ele réu em uma ação penal pelo crime de concussão, que é usar o cargo público para exigir vantagem indevida.

O vereador tinha sido preso em flagrante em 4 de fevereiro, no momento em que, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), recebia R$ 2 mil, o equivalente à metade do salário de um servidor municipal comissionado.

Desde 19 de fevereiro, ele estava na Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC).

Segundo o advogado Luciano Katarinhuk, cabe ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) provar os crimes apontados. Ele disse ainda que a defesa vai demonstrar que os fatos os motivos não se deram como a Promotoria narrou na denúncia.

A decisão da Justiça
Ao receber a denúncia na sexta-feira, o juiz Clairton Spinassi, da Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon, mandou soltar o parlamentar e estabeleceu algumas medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico, e a proibição de sair de casa entre 20h e 6h e de entrar em contato com testemunhas.

Para determinar a soltura, o magistrado considerou que não há mais risco à ordem pública nem de que ele interfira nas investigações, que já foram concluídas.

Katarinhuk informou, nesta segunda, que vai pedir uma flexibilização de horário na segunda-feira à noite, em razão da sessão da Câmara de Vereadores.

No despacho, o juiz estabelece prazo de dez dias, após notificação do réu, para que a defesa apresente resposta à acusação.

A denúncia
O MP-PR denunciou o vereador Adelar Neumann pelo crime de concussão, que tem pena prevista de dois a oito anos de prisão.

Na denúncia, apresentada à Justiça em 18 de fevereiro deste ano, o promotor Carlos Dias Torres citou dois servidores comissionados da prefeitura, supostamente indicados por Neumann, dos quais o parlamentar exigia dinheiro para manter no cargo.

Conforme as investigações, ele recebeu parte dos salários de um dos funcionários entre agosto de 2018 e janeiro de 2019. O outro funcionário entregou parte dos salários para Neumann entre outubro de 2017 e julho de 2018, ainda de acordo com o MP.

No total, os repasses, que incluíam parte do 13ª salário, somam cerca de R$ 37 mil, destacou o promotor.

No mesmo dia em que a denúncia foi apresentada, Neumann protocolou um pedido de licença do cargo de vereador por 29 dias, alegando a necessidade de tratar de “assuntos de interesse pessoal”. O prazo da licença já terminou.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. G1 PR

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533