Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

TSE confirma eleição suplementar em Serranópolis do Iguaçu

Pleito está marcado para o próximo domingo (7)

  • 05/04/2019
  • Foto(s): TSE
TSE confirma eleição suplementar em Serranópolis do Iguaçu

Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na sessão de quinta-feira (4) a eleição suplementar para eleição do novo prefeito e vice em Serranópolis do Iguaçu, pleito marcado para o próximo domingo (7). A Corte tomou a decisão ao negar recurso do prefeito Luiz Carlos Ferri (MDB), de seu vice Diogo Achtenberg e do vereador Vinícius Fracaro, que tiveram os diplomas cassados por compra de votos na campanha de 2016, em decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Além de afastar Luiz Ferri, seu vice e o vereador dos cargos, o TRE-PR condenou cada um ao pagamento de multa de R$ 1.064,10 e os declarou inelegíveis por oito anos.

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada contra os políticos, o Ministério Público Eleitoral os acusou de compra de votos de eleitores em troca de dinheiro, medicamentos e outros benefícios. Entre as provas apresentadas pelo MPE, constam conversas pelo aplicativo WhatsApp e uma gravação ambiental, feita por uma eleitora, no gabinete do prefeito Luiz Ferri, então candidato à reeleição.

Ao negarem o recurso do prefeito, do vice e do vereador no julgamento, a maioria dos ministros do TSE entendeu que o conjunto de provas, composto por depoimentos de testemunhas e gravação ambiental, examinado pelo juízo eleitoral e pelo TRE-PR, levou essas instâncias a se convencerem do ilícito cometido e a condenar os acusados por compra de votos.

O relator do processo, ministro Og Fernandes, em seu voto pelo desprovimento do recurso, afirmou que a Corte Regional enfrentou, de forma clara e suficiente, as questões submetidas à sua apreciação. Segundo Fernandes, não incide, no caso julgado, a regra do artigo 368-A do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) quando se verifica que a prova testemunhal não é exclusiva, havendo a existência de outros elementos de prova.  

Última a votar, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, acompanhou a posição do relator. A magistrada destacou que o conjunto probatório que levou à cassação dos acusados foi colhido por um juiz de primeiro grau, que "deve ter a sua conclusão privilegiada". A ministra ressaltou que aquele que coletou diretamente a prova oral tem melhores condições de averiguar o seu valor e de fazer a devida avaliação.      

Os ministros Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto divergiram do relator e votaram pelo provimento do recurso. Para eles, no processo existem depoimentos contraditórios, que permitiriam dúvidas razoáveis sobre as circunstâncias do ocorrido.

Fonte: tse