Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com 4 abstenções, vereadores elegem novo 2º Secretário da Câmara de São Miguel do Iguaçu

Pedido de cassação apresentado na última Sessão foi arquivado

  • 15/04/2019
  • Foto(s): Gerson Kaiser/Assesoria
Com 4 abstenções, vereadores elegem novo 2º Secretário da Câmara de São Miguel do Iguaçu

Em Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 15, os vereadores de São Miguel do Iguaçu elegeram Silvio Marcos Murbak, o Marquinhos Murbak, como novo 2º Secretário da Câmara Municipal. O vereador ocupa o cargo deixado por Boaventura João Manoel Motta, que renunciou ao posto e foi eleito o novo presidente da Casa na última Sessão, realizada dia 08.

Marquinhos Murbak foi candidato único e eleito com cinco votos. Os vereadores que apoiaram Alfredo Junior Mendes na eleição para presidente se abstiveram de seus votos. Além do próprio Alfredo, não votaram Lafaiete Ganda Meira, Eliseo Marciano Presa e Vanderlei dos Santos.

Ainda na última Sessão, em que Marquinhos Murbak não compareceu para votar e muita polêmica foi gerada por conta da ausência, um cidadão são-miguelense protocolou na Casa um pedido de cassação do mandato do vereador ausente. O pedido foi arquivado e nem passou por votação dos edis, pois em outra oportunidade, no dia 12 de novembro de 2018, os vereadores já apreciaram e rejeitaram um pedido semelhante de cassação contra Marquinhos Murbak, por quebra de decoro parlamentar, relacionado a prisão dele no dia 24 de outubro do ano passado.

Marquinhos Murbak concedeu entrevista coletiva no final da reunião e falou sobre esse pedido de cassação e disse se tratar de uma retaliação contra ele. O vereador comentou ainda sobre a situação política da Câmara, com a formação de um novo grupo político. O edil relatou também foi definido o seu nome para ocupar o cargo vago. (Ouça o áudio Marquinhos Murbak abaixo)

O presidente Boaventura Motta também disse acreditar que a abstenção de votos e pedido de cassação foram uma forma de retaliação. Ele destacou que pretende conversar com todos os vereadores para trabalharem juntos, em prol do município. O presidente analisou ainda sua primeira Sessão à frente da Casa.(Ouça o áudio Boaventura Motta abaixo)

A nova composição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu ficou assim composta:

Presidente: Boaventura João Manoel Motta
Vice-presidente: Professor Ari Luiz Jarczewski
1º Secretário: Francisco Machado Mota
2º Secretário: Silvio Marcos Murbak

Fonte: Gerson Kaiser