Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em áudio, ex-secretário diz que cargos na prefeitura são um ???combinado???

Ouça o audio completo

  • 16/04/2019
  • Foto(s): Reprodução
Em áudio, ex-secretário diz que cargos na prefeitura são um ???combinado???

A servidora pública que foi o estopim do recente escândalo envolvendo o vereador Dorivaldo Kist, o Neco, gravou o momento em que ela foi exonerada da prefeitura de Marechal Cândido Rondon. O áudio veio a tona nesta segunda-feira (15), quando ele foi apresentado junto com documentação que embasou um pedido de abertura de uma CPI na Câmara, a CPI dos Comissionados.

O objetivo da CPI é apurar, no prazo de 60 dias, eventual compra de apoio político por parte do prefeito Marcio Rauber em troca da nomeação de cargos comissionados, indicados por vereadores. O pedido toma por base dois processos disciplinares aprovados na própria Câmara, envolvendo denúncias contra os vereadores Neco Kist e Adelar Neumann.

A gravação, além de criar um embaraço ainda maior na situação do vereador Neco, pode respingar em integrantes e ex-integrantes do governo municipal, inclusive no próprio prefeito Marcio Rauber, que é citado em vários momentos da gravação.

O então secretário de Governo, Walmor Mergener (DEM), chamou a servidora que supostamente havia sido indicada por Neco, para comunicar que ela seria exonerada. O que o secretário não sabia é que ela estava gravando a conversa.

De forma muito didática, o secretário comunica que apesar dos bons serviços da servidora, ela estava sendo dispensada porque havia sindo indicada outra pessoa para o seu cargo. Walmor enfatiza várias vezes que é uma questão política, por causa de um “combinado” que existe para as indicações destes cargos.

Depois, Walmor pede para que ela não culpe a ele ou ao prefeito e, finalmente, comunica a exoneração pelos compromissos que o prefeito precisa cumprir.

Mais à frente o ex-secretário volta a enfatizar que os cargos em comissão são cargos políticos e a manutenção dela estava criando uma situação difícil, especialmente para o prefeito.

Uísque para o governador
Um aspecto alheio ao assunto, mas que se torna inusitado a partir da revelação da gravação, é que em determinado momento da conversa, Walmor é interrompido por alguém, que trazia um recado do prefeito:

“O prefeito pediu pra nós providenciar pra amanhã, pra vinda do governador, um uísque daquele Royal Salut. Deve ter lá no Allmayer”.

Royal Salut é um uísque nobre da marca Chivas, envelhecido em barris de carvalho durante 21 anos. O uísque foi lançado em Junho de 1953, como um tributo para a Rainha Elizabeth II no seu dia de Coroação. Numa rápida pesquisa pela internet foi constatado que o preço de uma garrafa varia entre R$ 659,00 e R$ 739,00.

O governador em questão é o ex-governador Beto Richa, que no último meio ano foi preso por três oportunidades e é alvo de várias ações em nível de Estado.

Além deste, outro áudio do ex-secretário e segundo suplente do DEM, Walmor Mergener, compõe o pedido de instalação de CPI. O segundo áudio faz parte do processo criminal instaurado contra o vereador Adelar Neumann, acusado de formação de mensalinho.

Ouça abaixo a íntegra do áudio de pouco mais de 10 minutos, gravado pela servidora no momento da sua exoneração:

Fonte: Jadir Zimmermann / Blog do Jadir

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533