Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Definidos vereadores membros das CPIs dos Comissionados e das Pedras

  • 16/04/2019
  • Foto(s): Assessoria
Definidos vereadores membros das CPIs dos Comissionados e das Pedras

Já estão definidos quais vereadores integrarão as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) instaladas ontem (15) pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. A CPI dos Comissionados e a CPI das Pedras terão como objetivo investigar supostas irregularidades cometidas pela atual administração municipal e também vereadores.

Conforme o Regimento Interno do Poder Legislativo, coube ao presidente Claudio Kohler (Claudinho) nomear os integrantes das CPIs, respeitando a proporcionalidade partidária.

A CPI dos Comissionados terá como membros os vereadores Adriano Cottica (PP), José Pedralli (PMDB) e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) (DEM).

A CPI das Pedras será formada pelos vereadores Arion Nasihgil (MDB), Adriano Backes (DEM) e Valdir Port (Portinho) (PTB).

Internamente, cada comissão definirá quem ocupará os cargos de presidente, relator e membro.

A instalação das CPIs será publicada em Diário Oficial amanhã (17). A partir daí, as comissões terão 60 dias – podendo este prazo ser prorrogado por igual período – para realizar o depoimento de autoridade municipal, a oitiva de suspeitos e testemunhas, a requisição de informações e documentos de repartições públicas e autárquica, além do pedido de realização de perícias, exames e vistorias, inclusive busca e apreensão e até mesmo a quebra de sigilo bancário, fiscal e de dados, incluindo telefônico.

CPI dos Comissionados

A CPI dos Comissionados foi solicitada através do Requerimento 134/2019, assinado pelos vereadores Claudinho, Adriano Backes, Ronaldo Pohl, Adelar Neumann e Arion Nasihgil.

Ela visa apurar a possível compra de apoio político por parte do prefeito Marcio Rauber em troca da nomeação de cargos comissionados, em tese indicados por vereadores.

Os fatos que embasam a instalação desta CPI são as acusações contra os vereadores Adelar Neumann e Neco, acusados de exigirem “mensalinho” de funcionários comissionados da Prefeitura, ao quais teriam sido indicados por eles aos cargos. Ambos os casos já são objeto de processo disciplinar pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Poder Legislativo.

Com a CPI, busca-se apurar sob quais circunstância teriam sido feitas essas contratações, incluindo seus indicantes e os responsáveis pelas nomeações.

CPI das Pedras

A CPI das Pedras foi instalada mediante o Requerimento 135/2019, assinado pelos vereadores Claudinho, Adriano Cottica, Ronaldo Pohl, Adelar Neumann e Josoé Pedralli.

O objetivo é investigar a execução de obras de pavimentação poliédrica por parte da Prefeitura desde janeiro de 2017 até a presente data, utilizando-se de empresa que, em tese, pertence ou é representada pelo vereador Nilson Hachmann, o que é proibido por leis federal e municipal.

A CPI pretende identificar se houve ou não tráfego de informações e de influência política e, bem como, favorecimento ou alguma vantagem concedida pela Prefeitura à referida empresa.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533