Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lindeiros e a Itaipu

Opinião do radialista Elder Boff

  • 18/04/2019
  • Foto(s): Assessoria
Lindeiros e a Itaipu

Notícias importantes nesta semana, mesmo sendo um período atípico, as atenções das pessoas estão voltadas para as celebrações da Paixão e Páscoa, o comércio vive uma de suas épocas especiais, sempre há mais movimentação, a exemplo do que acontece com as outras principais datas, que são o Natal, Dia das Mães, que já vem ai no mês que vem... Namorados, Pais, Crianças... Enfim, são momentos que despertam mais o interesse de compra por parte da população.

Ontem, o prefeito de Pato e presidente dos Lindeiros teve uma agenda oficial com o novo presidente da Itaipu, General Luna e Silva, para desmistificar aquilo que ficou meio intrínseco na ocasião da posse do militar na binacional, que a gigante iria priorizar o que lhe é de incumbência, que é gerar energia.

Mas logo, o novo mandatário da hidrelétrica percebeu a importância da região, principalmente, mas não só a costa oeste no contexto da usina.

Com certeza a parceria da Itaipu com os lindeiros, com os demais integrantes da bp3, além disso, com os municípios do oeste, não cessará.

Itaipu precisa do cuidado com os rios que nascem mais distantes daqui, que acabam desaguando no lago. Lembremos pelo menos um fator, o assoreamento do lago.

A participação no contexto econômico da Itaipu não pode de maneira alguma, se resumir na distribuição de royalties aos alagados, deve sim a empresa, estar conectada com os municípios de toda a região, mesmo porque, tem muito recurso, arrecada muito dinheiro e ao que se sabe, sempre foi superavitária e bem conduzida, diga-se de passagem, até aqui.

Nesta semana, o novo presidente sobrevoou a área do lago, espera-se e isso com certeza irá acontecer, que o general também pise nos terrenos que margeiam o lago e navegue sobre a grande lâmina d’água, para sentir a energia que emana das belas paisagens forjadas pelo homem com a obra magnífica da usina.

Que Luna e Silva possa inebriar-se do ar positivista que emana da gente desta terra, muitos que há 40 anos viram seus parentes e amigos no caminhão de mudança, tendo que buscar outras terras, numa das maiores rupturas sociais da região de todos os tempos.

Que ele possa ver de perto a magia da reserva... 20 milhões de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório. Foi o maior reflorestamento do gênero feito no mundo.

Itaipu é do Brasil, é do Paraguai, mas é muito mais do povo do oeste, e principalmente do extremo oeste do Paraná.

Fonte: ??lder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533