Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério da Agricultura atende a pedido de Foz por reforço na área de importação e exportação agropecuária

Reivindicação do Codefoz e da ACIFI ao governo federal foi mediada pelo deputado Vermelho

  • 22/04/2019
  • Foto(s): Jonas Oliveira / Anpr
Ministério da Agricultura atende a pedido de Foz por reforço na área de importação e exportação agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de designar o servidor Adinan Galina para assumir a função de coordenador-geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária. Ele estava lotado na unidade de Manaus (AM) do órgão federal.

A remoção atende a uma reivindicação conjunta formulada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) e pela Associação Comercial e Empresarial (ACIFI). O deputado federal Vermelho (PSD) intermediou o pedido das entidades da sociedade civil iguaçuense ao governo federal.

O ajuste no quadro funcional do MAPA no município busca qualificar e ampliar a demanda por atendimento do setor de importação e exportação de produtos agropecuários na região. A medida pretende dar mais agilidade ao fluxo de comércio internacional entre Brasil, Paraguai e Argentina no âmbito de atuação do ministério.

De acordo com o presidente do Codefoz, Mário Camargo, até então o MAPA mantinha em Foz do Iguaçu seis auditores-fiscais para atender em oito postos de fiscalização. Esses locais estão nas pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves (Fraternidade), aeroporto, Porto Seco (Multilog), Porto Fluvial do Rio Iguaçu, Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa/Foz) e duas extensões da área de controle integrado que ficam no Paraguai.

“Esse ajuste representa um ganho muito grande para o fluxo do comércio internacional na região”, aponta Mario. “Com a transferência para a nossa cidade do servidor Adinan Galina, será possível a ida do antigo coordenador do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional para o Porto Seco e a liberação de mais um auditor para o trabalho no Paraguai.”

O presidente do Codefoz explica que os auditores-fiscais do MAPA no município hoje fazem as chamadas liberações remotas de importações para Foz do Iguaçu, Guaíra e Santa Helena. “Os servidores estão sobrecarregados, e o atendimento estava perto de entrar em colapso. O ajuste no quadro de pessoal traz um alívio, mas ainda não resolve o problema”, expõe Mario.

“O aumento de demanda, somada à falta de pessoal, atrasa a verificação de cargas em cerca de três dias, gerando prejuízos para o segmento agropecuário importador e exportador”, frisa o presidente do Codefoz. “Já chegamos a ter 11 auditores em Foz. Precisamos de pelo menos mais quatro servidores para atuarem na fronteira”, detalha.

Mais auditores-fiscais

Segundo o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, as tratativas com os órgãos do governo federal continuam. O objetivo é acertar a remoção de pelo menos mais quatro servidores federais para as atividades de liberação de produtos agropecuários na região, por meio da fiscalização exercida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A atuação desses servidores está diretamente ligada ao funcionamento e ao desenvolvimento do comércio exterior agropecuário nas Três Fronteiras do Brasil, Paraguai e Argentina”, declara Faisal. “Estamos trabalhando para que sejam designados, ainda, mais quatro servidores para obtermos maior agilidade na circulação agropecuária”, enfatiza.

De acordo com o deputado federal Vermelho, na audiência que manteve com o secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes, ficou acordado que o órgão fará um estudo para disponibilizar novos servidores. “O secretário Marcos Montes ficou muito sensibilizado com o pedido que levamos até ele, em nome da ACIFI e do Codefoz”, expõe o parlamentar.

“Além da transferência do servidor Adinan Galina, que já foi autorizada e publicada no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deverá fazer um estudo mais amplo para remanejar auditores-fiscais de outras unidades para as atividades em Foz do Iguaçu”, afirma Vermelho.

Fonte: Radio Cultura / Assessoria