Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bandidos voltam a usar dispositivos que desbloqueiam travas e alarmes de veículos

Conhecido popularmente como ???chapolin???, o apetrecho é uma espécie de controle remoto

  • 22/04/2019
  • Foto(s): Reprodução
Bandidos voltam a usar dispositivos que desbloqueiam travas e alarmes de veículos

O uso de bloqueadores para o travamento de veículos não é uma novidade no Brasil, pois há alguns anos tem feito diversas vítimas em cidades grandes e pequenas. Conhecido popularmente como “chapolin”, o apetrecho é uma espécie de controle remoto um pouco maior do que o controle de um carro convencional.

De acordo com as autoridades, os veículos que têm o travamento das portas feito de forma automática por meio de controle, emitem uma frequência de rádio e cada carro possui uma chave com uma decodificação específica. Esse equipamento também emite uma frequência de rádio e quando o controle do carro é acionado, bem como o equipamento do criminoso, o sistema do veículo não entende e o veículo fica destravado.

Na semana passada no intervalo de uma hora, na área central da cidade de Marechal Cândido Rondon, dois veículos tiveram objetos furtados do interior, sem nenhum sinal de arrombamento.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, capitão Valmir de Souza, até o momento não houve nenhum registro oficial desse tipo de ocorrência, mas, faz um alerta a população para que tome cuidado e cheque o fechamento dos veículos, não apenas pela possibilidade de criminosos estarem usando o mecanismo de tecnologia para furtos, mas também em casos, por exemplo, em que o proprietário do veículo acaba não fechando o carro por descuido, facilitando a ação dos criminosos...(Valmir)

O comandante enaltece que, infelizmente, há uma cultura de não respeitar o que é alheio. Segundo ele, no passado as casas eram fechadas com tramelas de madeira e os criminosos passavam a faca pela porta para girar essa tramela e entrar na residência. Segundo ele, essa era a forma de burlar a tecnologia daquela época, hoje existem tecnologias muito mais avançadas e os criminosos igualmente continuam burlando esses sistemas.

Fonte: Enio Manoel com inf. O Presente

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533