Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casos da virose mão-pé-boca são confirmados em Santa Helena

A doença já causou a paralisação de duas creches na região.

  • 23/04/2019
  • Foto(s): Divulgação
Casos da virose mão-pé-boca são confirmados em Santa Helena

A doença mão-pé-boca, uma doença viral altamente contagiosa, está causando muita preocupação na região oeste.

A virose já ocasionou a paralisação de atendimento de duas creches, em Entre Rios do Oeste e Mercedes, e agora casos são registrados nas crianças em Santa Helena.

A secretária de Saúde, Marly Regina Maçaneiro, confirma a existência de crianças com a doença. Segundo ela, casos foram registrados no interior e na cidade.

Marly se manifestou sobre essa situação e orienta. ÁUDIO 01

A DOENÇA

A doença conhecida como mão-pé-boca (HFMD, em inglês) é contagiosa e ocorre especialmente em crianças com menos de 5 anos, mas também pode se manifestar em adultos. Causada pelo vírus Coxsackie, da mesma família de vírus que habitam o sistema digestivo e provocam estomatites, a enfermidade é transmitida de pessoa para pessoa ou por meio de alimentos ou objetos contaminados.

Os principais sintomas aparecem de três a sete dias após o contato com o vírus e incluem febre superior a 38 ºC, dor de garganta e falta de apetite. Salivação excessiva, náusea, diarreia e vômitos também podem ocorrer. Dois dias após o surgimento dos primeiros sintomas, aparecem ainda aftas dolorosas na boca e bolhas nas extremidades do corpo (palma das mãos e planta dos pés).

O tratamento deve ser orientado pelo pediatra, mas costuma incluir apenas remédios para aliviar o desconforto dos sintomas, como anti-inflamatórios e pomadas para as aftas e para a coceira. Por ser um quadro viral, a duração é de, em média, sete dias, durante os quais a criança não deve ir para a escola ou creche. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, a doença regride espontaneamente. (informações drauziovarella.uol.com.br)

Fonte: Geovani Canabarro