Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete razões que explicam porque temos tiques oculares

Sete razões que explicam porque temos tiques oculares

Se, apesar de mudar seus hábitos e reduzir o estresse, continua experimentando tiques oculares, é conveniente que procure um especialista para descartar possíveis problemas de saúde mais importantes.

Se, em determinadas etapas, surgem tiques oculares e não sabe muito bem porque, deve prestar atenção a estes sete motivos que poderiam ser as causas de que, de vez em quando, soframos deste incômodo.

É que, ainda que em geral os associemos ao cansaço, é preciso estar alerta porque segundo afirmam os próprios especialistas, em ocasiões os tiques oculares podem indicar problemas mais graves no organismo.


Características dos tiques oculares

A fadiga ocular pode desencadear tiques na vista
Os tiques nervosos, como é o caso dos tiques oculares, são espasmos involuntários e repetitivos.
Originam-se no músculo da pálpebra e pode durar desde uns segundos a um minuto ou dois. Inclusive podem nos acompanhar durante dias de maneira intermitente.
A maioria das vezes trata-se de um tipo de tique no qual só a pálpebra inferior do olho está envolvida.
Em ocasiões a pálpebra superior também pode se concentrar com os incômodos que isso leva.
Lembre-se de que um tique nervoso pode se dever a razões muito diferentes. A seguir, vamos apresentar as mais comuns. Porém, se você observa que se prolonga no tempo, recomendamos que procure um oftalmologista.

1. Estresse
O estresse é uma das principais causas deste tipo de tiques oculares, por isso que combatê-lo será fundamental para fazer com que desapareçam esses incômodos.

O que devemos fazer?
Para tentar evitar, o mais importante é relaxar e dormir bem. A princípio, com estas simples recomendações deveriam remitir, já que nos ajudam a superar o estresse.

2. Falta de sono
a insônia pode desencadear tiques oculares

E se o estresse é prejudicial, no caso dos tiques oculares a falta de sono não fica para trás. Ainda que possa nos parecer um fato inofensivo, não dormir o suficiente também pode causar tremor nas pálpebras.

O que devemos fazer?
A solução neste sentido é muito simples e passa por manter algumas horas de descanso e de sono completo diário que solucionarão o problema.

O recomendável são 8 horas, sem interrupções.

3. Ressecamento ocular
Muitas vezes o surgimento dos tiques oculares é fruto do ressecamento ocular. Trata-se de um incômodo muito comum entre as pessoas que passam muito tempo em frente ao computador ou que usam lentes.

O que devemos fazer?
Se você tiver este tipo de tique e notar que seus olhos estão secos, precisará pôr umas gotas hidratantes ou lágrimas artificiais para aliviá-lo.

4. Vista cansada
Se você acredita que tem a visão cansada, talvez precise mudar os óculos. É que até os menores problemas relacionados com a vista podem fazer com que seus olhos trabalhem mais e apresentem problemas.

Tudo isso acabaria causando o incômodo tremor nas pálpebras.

O que devemos fazer?
Se você acredita que este é o seu caso, a primeira coisa que terá que fazer é revisar os olhos. Além disso, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos também pode derivar em problemas de vista cansada.

Tente seguir a regra dos 20 minutos quando for usar os dispositivos eletrônicos, de tal modo que a cada 20 minutos desvie o olhar da tela e deixe que seus olhos descansem.

5. Excesso de cafeína
O consumo em excesso de cafeína também pode causar problemas relacionados com os tiques oculares.

O que devemos fazer?
Um bom modo de evitá-los é reduzir o consumo do café durante uma ou duas semanas e ver se os tiques oculares desaparecem. Em qualquer caso, lembre-se de que a cafeína deve ser consumida com moderação.

6. Álcool
O álcool pode desencadear tiques oculares
Assim como acontece com o café, um excesso de álcool também pode derivar em tiques oculares dos mais incômodos.

O que devemos fazer?
Por isso o melhor será tentar excluir durante um tempo as bebidas alcoólicas.

É que como dissemos, o álcool também causa tremor nas pálpebras, por isso que ao excluí-lo de sua dieta notará a diferença.

7. Má alimentação
Você já sabe que somos o que comemos. Por isso uma má alimentação também pode acabar derivando em problemas relacionados com os tiques oculares.

O que devemos fazer?
Lembre-se de que a deficiência de alguns nutrientes (como o magnésio, por exemplo) faz com que apareçam problemas nos olhos.

Por isso o importante é manter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, já que assim conseguiremos fazer com que os órgãos funcionem corretamente.

Preste muita atenção aos sinais que seu organismo dá, porque alguns, tais como o tremor das pálpebras, podem ocorrer devido a problemas mais importantes do que se pode chegar a pensar.

Fonte: Melhor com saúde