Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seis coisas que devemos lavar com frequência

Seis coisas que devemos lavar com frequência

Muitos de nós pensamos que alguns elementos da casa não exigem manutenção regular. No entanto, a falta de cuidados e o fato de não os lavarmos com frequência podem estar colocando a nossa saúde em risco.

Muitos acreditam que a realização de tarefas domésticas é suficiente, mas passam por cima de alguns itens do cotidiano e ignoram algumas coisas que devemos lavar com frequência.

Você é um daqueles que pensa que lavar os lençóis costuma ser suficiente, mesmo que você não troque os cobertores? Quando foi a última vez que seu celular passou por um processo de limpeza?

Aqui vamos falar sobre as coisas que você usa todos os dias e que precisa lavar mais vezes. Temos certeza de que ficará surpreso com alguns dos itens que listamos.

Lembre-se de que permanecer saudável depende apenas de você, então mãos à obra!

Coisas que devemos lavar com frequência


1. A escova de dentes
Mulher escovando os dentes
Para manter a saúde bucal é possível que você escove os dentes três vezes ao dia todos os dias. Por causa de todas as bactérias e restos de comida que se acumulam em sua escova de dentes, essa é uma das coisas que devemos lavar com frequência.

Você pode lavar a escova de dentes uma vez por semana seguindo este procedimento:

Lave a escova de dentes com água quente e um pouco de creme dental.
Use uma escova para lavar garrafas ou uma esponja limpa para limpar toda a superfície, prestando especial atenção às áreas mais escondidas.
Lave a escova com água quente ou morna.
Deixe secar e use como de costume.
Caso você prefira fazer um processo de limpeza constante, siga os seguintes passos:

Depois de escovar os dentes à noite, adicione um pouco de enxaguante bucal em um copo limpo e mergulhe a escova. A parte usada para escovar os dentes deve estar completamente coberta.
Agite um pouco a escova e deixe descansar durante a noite.
De manhã, retire a escova e enxágue com água fria.
Escove os dentes como de costume e repita o processo à noite.


2. O colchão da cama
Outra das coisas que devemos lavar com frequência é o colchão em que passamos entre 6 e 8 horas por noite. Embora você possa se surpreender, há pessoas que nunca lavaram os colchões, porque acham que é suficiente trocar os lençóis.

No entanto, os colchões absorvem sujeira, poeira, suor e resíduos orgânicos das células mortas e do cabelo. Em conjunto, tudo isso faz com que os famosos ácaros apareçam.

Para reduzir a presença desses organismos em sua cama e reduzir as chances de alergia ou dermatite, recomendamos lavar o colchão pelo menos uma vez por mês.

É preciso lembrar que usar sabão e água não é suficiente, porque é uma superfície espessa. Uma boa opção é o seguinte procedimento:

Polvilhe bicarbonato de sódio em todo o colchão. Nós não podemos dizer-lhe uma quantidade exata, porque vai depender do tamanho do colchão. No entanto, deve ser suficiente que toda a área seja coberta pelo pó.
No bicarbonato de sódio, borrife água suficiente para umedecer sem molhar muito. Isso ajudará o bicarbonato a se ativar e a agir.
Deixe descansar por 15 minutos e lave com água, sabão, e uma boa escova ou esponja.
Lave com bastante água limpa e deixe secar ao ar livre.
Talvez seja necessário dormir uma noite no sofá, mas com certeza você vai dormir em um ambiente limpo quando voltar para a cama.

3. Os lençóis
Lençóis secando ao sol
Idealmente, devemos trocar os lençóis duas vezes por semana. Se não for possível, pelo menos uma vez por semana.

Isso ajudará seu colchão a permanecer limpo por mais tempo e diminuirá a chance de proliferação de ácaros.

Uma vez lavados, é aconselhável dobrá-los e colocá-los em um saco plástico, para mantê-los livres de poeira e outros agentes contaminantes.

4. Os sapatos
Os sapatos fazem parte do seu cartão de visita, pois eles são uma das coisas que você usa todos os dias.

Para limpá-los por dentro é recomendável que você use um pano suave seco e um sabonete, ou um produto especializado.
Isto irá eliminar as bactérias e o suor que causam o mau cheiro. Lembre-se de que depois de limpar o interior, você deve aplicar um spray desodorante e deixar secar.

Do lado de fora você deve remover poeira, terra, ou qualquer sujeira que possa ter se aderido a eles. Pergunte ao seu sapateiro qual é o produto correto para cada material e use-o regularmente.

5. A escova de cabelo
Mulher penteando o cabelo
Outra coisa que devemos lavar com frequência é a escova de cabelo, pois também é de uso diário. Este procedimento evita que as células mortas se acumulem e ajuda a manter o cabelo saudável.

Ingredientes
4 copos de água (800 ml)
4 colheres de sopa de xampu (60 ml)
Preparação
Misture a água com o xampu até que eles fiquem homogêneos.
Coloque a mistura em um recipiente onde caibam todas as escovas e pentes.
Submerja as escovas e pentes e deixe descansar durante a noite.
De manhã, esfregue-os com uma escova velha e enxágue com água da torneira.

6. O telefone celular
As pessoas que mantêm o telefone por perto durante o dia, a noite, e até no banheiro, têm maior probabilidade de contrair uma infecção por vírus ou bactérias.

O que você deve fazer para evitar esse problema é limpar o telefone diariamente com um pano de microfibra, e algumas gotas de limpador de vidro.

 

Fonte: Melhor com saúde