Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vídeo onde mostra água transbordando da barragem de Itaipu é Fake News

Nas imagens é possível ver todas as comportas da barragem abertas, além da água que transborda do reservatório

  • 13/05/2019
  • Foto(s): Reprodução
  • Região
Vídeo onde mostra água transbordando da barragem de Itaipu é Fake News

É Fake News o vídeo que está sendo compartilhado em redes sociais onde supostamente mostra a barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu, transbordando. 

Nas imagens é possível ver todas as comportas da barragem abertas, além da força da água que transborda do reservatório. 

O vídeo segue acompanhado de áudios que relatam que sirenes foram acionadas pela cidade, alertando o risco de rompimento da barragem. 

A equipe do Portal Catve.com verificou a veracidade do vídeo e comprovou de que se trata de uma Fake News. A assessoria de imprensa da Itaipu Binacional informou que o nível de água no reservatório está normal e descarta o alerta para a cidade de Foz do Iguaçu e região.

Apesar da semelhança com a estrutura da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o vídeo foi gravado na Usina Binacional de Yacyretá, na divisa do Paraguai com a Argentina.

A abertura das comportas em uma usina hidrelétrica é uma atividade normal e só acontece quando a água no reservatório está acima do nível adequado. O escoamento pelas comportas garante a segurança da barragem, descartando a possibilidade de rompimento.

Fonte: Catve