Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mesmo sem suspensão de atendimentos no Hospital de Foz, CISI vai buscar alternativas

Uma das opções é encaminhar a demanda ao Hospital Madre de Dio, de São Miguel do Iguaçu

  • 16/05/2019
  • Foto(s): Asses SMI/Ilustrativa
  • Região
Mesmo sem suspensão de atendimentos no Hospital de Foz, CISI vai buscar alternativas

No início deste mês o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, anunciou que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck não atenderia mais os municípios da região a partir do dia 30 de maio e o anúncio causou muita preocupação aos gestores municipais.

Na última semana, representantes do CISI – Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu, que abrange 7 municípios da região, foram à Curitiba discutir a decisão com o Governo do Estadual, e nesta semana a foi a vez de integrantes da Administração da Foz irem à capital.

Na reunião com Chico Brasileiro, o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, garantiu que o Estado vai repassar R$1,6 milhão mensais para custeio do Hospital e comprar equipamentos para UTI que hoje são alugados pelo município, no valor de R$1,5 milhão. Este anúncio fez com que Foz voltasse atrás, e adiasse a suspensão de atendimentos.

Segundo o presidente do CISI, Rineu Menoncin (Teixeirinha), que é prefeito de Matelândia, a decisão foi a mais sensata. Apesar disso, os municípios vão buscar outras alternativas para atendimento dos pacientes, e uma delas é o Hospital Madre de Dio, de São Miguel. Ele analisou todo o imbróglio.

Ouça a entrevista completa:

 

Fonte: Gerson Kaiser