Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Reforma da Previdência: deputados tomam as rédeas do governo e falam em modificar o texto

Não é um novo projeto. O cronograma para a reforma está mantido

  • 18/05/2019
  • Foto(s): Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reforma da Previdência: deputados tomam as rédeas do governo e falam em modificar o texto

O presidente da comissão especial da reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), pôs panos quentes na notícia de que a Câmara prepara uma nova proposta de reforma no lugar da enviada pelo governo Jair Bolsonaro.

Ramos ressaltou que não há interesse, por parte da comissão, de substituir o texto que já está sob análise dos deputados. Mas lembrou que a comissão é o espaço adequado para que se façam as modificações necessárias.

Não é um novo projeto. O cronograma para a reforma está mantido. A questão é que como as alterações que a comissão fará são muito profundas, o que surgirá será um substitutivo que tem a cara da Câmara", destacou.

Marcelo Ramos afirmou que, a partir de agora, os parlamentares vão "assumir o protagonismo" da reforma, fazendo as alterações que acharem pertinentes e buscando os votos necessários para aprovação do texto.

A decisão foi tomada em reunião na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na quinta-feira (16), em que estiveram presentes líderes de partidos do Centrão. O substitutivo ao projeto da equipe econômica do governo deve ser apresentado na semana que vem.

"Isso será um esforço do relator da comissão [Samuel Moreira, PSDB-SP], a partir de todas as emendas que serão apresentadas ao texto. Para construir um texto que contemple a maioria e garanta os 308 votos", afirmou Ramos."

Desarticulação do governo irrita a base
A fala do presidente da comissão reforça críticas à articulação política do governo federal que têm se somado nas últimas semanas. Os problemas no diálogo, reconhecidos por deputados de diferentes correntes, levaram à convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que foi ao plenário da Câmara, na quarta-feira (15), para explicar os cortes na educação. O episódio foi considerado uma derrota do governo, já que a convocação foi aprovada por ampla margem de votos.

A falta de articulação política no Congresso é a principal ameaça à aprovação da reforma. O projeto da nova Previdência é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). As PECs são o tipo de alteração de aprovação mais complexa no Congresso – precisam de votos favoráveis de dois terços dos deputados federais e dos senadores, em duas votações.

Segundo Marcelo Ramos, a intenção dos deputados em "assumir o protagonismo" da reforma é evitar que erros políticos do Planalto contaminem a pauta econômica do país. “Queremos proteger a pauta econômica da carga tóxica do governo”, afirmou ele à Folha de São Paulo.

Congresso entregará à sociedade a melhor reforma, diz porta-voz
O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, afirmou nesta sexta que o governo vai continuar defendendo integralmente a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso.

"Retomamos o posicionamento. A proposta que foi enviada ao Congresso é a proposta que nós entendemos como a melhor. O presidente compreende e, por diversas vezes já vos falou entender que o Congresso Nacional fará o seu melhor trabalho para entregar à sociedade essa questão previdenciária, que hoje quase inviabiliza a manutenção da administração federal e de outros poderes", disse."

Fonte: Olavo Soares / Gazeta do Povo

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533