Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu reduz patrocínio pela metade para investir em obras sociais

Na Internet, já está disponível o documento em que Itaipu fixa novas normas de concessão de patrocínio

  • 23/05/2019
  • Foto(s): Reprodução
Itaipu reduz patrocínio pela metade para investir em obras sociais

Já estão disponíveis, na página da Itaipu Binacional na Internet, as novas regras para a concessão de patrocínios, que obedecem agora a uma determinação para atender apenas aqueles que contemplem o desenvolvimento social, econômico, turístico, tecnológico e sustentável da região de atuação da usina. Confira no link https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Norma_de_Patrocinios_Margem_Esquerda.pdf.

Com as novas exigências, foi possível reduzir em mais de 50% o valor previsto para os patrocínios em 2019, em relação a 2018. No ano passado, Itaipu investiu R$ 27 milhões, enquanto no ano anterior o gasto ficou em cerca de R$ 28 milhões.

*Remanejamento*

A redução do orçamento para patrocínios faz parte da política de austeridade adotada pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, que determinou o remanejamento de recursos de convênios e parcerias sem aderência à missão ampliada de Itaipu, para projetos estruturantes, como a segunda ponte Brasil-Paraguai, investimentos na modernização e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e construção do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu, entre outros.

“Itaipu não pode ligar sua marca a eventos que nada têm a ver com a atividade principal da usina, que é a produção de energia, ou que não estejam em conformidade com os programas e ações ambientais ou de desenvolvimento socioeconômico da sua região de influência”, afirma Silva e Luna.

Ele conclui: "Itaipu não está inventando nada, a austeridade deve sempre ser o norte de qualquer responsável por gastos do dinheiro público. Nós viemos com essa missão, e vamos cumpri-la à risca, sabendo que é isso que a população brasileira quer".

Fonte: Assessoria Itaipu