Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereador de Serranópolis abre caminho beira parque e é acionado por crime ambiental

A Polícia Ambiental atendeu ocorrência.

  • 25/05/2019
  • Foto(s): Políciais Ambientais do Estado do Paraná
Vereador de Serranópolis abre caminho beira parque e é acionado por crime ambiental

Uma vistoria foi realizada na propriedade do senhor Loacir José Dembogurki "Neguinho", localizada na Linha Belom, município de Serranópolis do Iguaçu. Ele é vereador no município. No local foi constatado que o senhor realizou a limpeza de um (01) Quilômetro de estrada que margeia o Parque Nacional do Iguaçu, aos fundos de sua propriedade e de seus dois irmãos.

Na limpeza o senhor utilizou um trator que empurrou a vegetação, derrubou árvores e ainda danificou a cerca de limite do parque. Os fiscais do icmbio mediram a área danificada que totalizou 0,3 hectares de vegetação do bioma mata atlântica em estágio médio de regeneração (conforme resolução 02/94 do Conama,) também foram derrubados aproximadamente 150 postes de concreto da cerca do Parque Nacional.

Na propriedade os policiais constataram que senhor Loacir estava carregando um caminhão de marca Merceds Benz modelo 1113, cor amarela, com placas AAN0315, com o auxílio de um trator da marca New Holland, de cor azul, modelo TL 75 e, no caminhão havia 15 metros de lenha, sendo 8 (oito) metros de lenha de espécies exótica leucena (leucaena leucocephala) e 7 (sete) metros cúbicos de lenha nativa das espécies canela (ocotea puberula), ipê (handroanthus impetiginosus ) e cana fístula (peltophorum dubium).

A lenha foi retirada de sua propriedade em cortes isolados, o local pertencia a sua antiga residência. O senhor não apresentou nenhuma licença ambiental para supressão de vegetação. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao senhor Loacir por em tese ter contrariado o art. 40 e 45 da lei 9605/98 e o art. 163 do código penal, o caminhão, o trator e a lenha ficaram em sua propriedade sob sua responsabilidade até decisão judicial. Posteriormente foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu para que fossem tomadas as devidas providências junto a policia judiciária, as medidas administrativas do dano ao parque serão realizadas pelos fiscais do icmbio.

Fonte: Políciais Ambientais do Estado do Paraná