Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel registra epidemia de dengue com 97 casos confirmados

Secretário de Saúde detalha ações a serem desenvolvidas no município

  • 29/05/2019
  • Foto(s): Assessoria
São Miguel registra epidemia de dengue com 97 casos confirmados

São Miguel do Iguaçu está em epidemia de dengue. Situação foi declarada após o município confirmar 97 casos da doença.

Reuniões realizadas nos últimos dias entre membros do poder público municipal definiram algumas ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da zika, da chikungunya e agora também da febre do Mayaro.

De imediato, o Governo Municipal irá desenvolver mais um mutirão de limpeza, sendo que o Aedes Aegypti se reproduz aonde tem água limpa e parada. Os cronogramas de localidades e horários ainda serão divulgados.

Outra questão debatida foi a respeito de utilizar um novo método para combater a dengue, o Dengue Tech, onde já foi apresentado à equipe da Saúde, sendo um projeto desenvolvido pelo Laboratório FioCruz em parceira com a empresa BR3, desenvolvedora de tecnologias bioquímicas e aprovado pelo Ministério da Saúde. O método consiste em um comprido feito com a bactéria Bacillus thuringiensis israelense (BTI) que ao ser dissolvido em água se torna nocivo aos ovos do mosquito depositados na água, a ação do produto tem duração de 60 dias.

A Vigilância Sanitária continua com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) passando veneno com a máquina costal nas regiões onde foram confirmados casos de dengue.

Lembrando que o veneno pode alcançar uma distância de 12m, mas só é efetivo para matar o mosquito em fase adulta, ele não vai matar o ovo e a larva, por isso, é dever de cada cidadão cuidar do quintal de casa para não deixar água parada.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio Klajn, conversou com nossa equipe de reportagem nesta quarta-feira, 29, e falou sobre a epidemia e as ações que serão desenvolvidas.

Acompanhe a entrevista:

Fonte: Gerson Kaiser com Assessoria