Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alto índice de câncer em Missal não está relacionado a água

Pesquisadores da Unila apresentam primeiros dados de pesquisa sobre câncer

  • 07/06/2019
  • Foto(s): Reprodução
Alto índice de câncer em Missal não está relacionado a água

A água consumida pela população do município de Missal é de boa qualidade. Este foi um dos primeiros resultados da pesquisa “Estabelecimento do perfil de adoecimento oncológico da população de Missal”, desenvolvida pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O dado foi apresentado em uma reunião entre os professores Luis Fernando Zarpelon e Maria Leandra Terencio e o prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers, na última semana de maio. Outros resultados devem ser mostrados à população em uma audiência pública agendada, inicialmente, para outubro.

A pesquisa, inédita no Oeste do Paraná, teve início em 2018, apartir da assinatura de um convênio entre o município e a Universidade. A preocupação da administração municipal é o alto número de procedimentos ambulatoriais (consultas, exames, retornos etc) na área de oncologia, que representam 22,56% do total – na 9ª Regional de Saúde, esse índice é de 10,72%. A ideia é desenvolver políticas públicas mais eficazes de prevenção, diagnóstico e enfrentamento da doença a partir dos resultados obtidos. O grande número de procedimentos não significa, necessariamente, que há um maior adoecimento por câncer em Missal. Por isso, a pesquisa é fundamental para apontar o real cenário da doença no município.

“Uma das coisas que me tranquilizou muito foi a questão da água, estava muito preocupado. É uma felicidade receber a informação de que a nossa água é de primeira qualidade. Isso me deixou muito tranquilo”, disse o prefeito. “O projeto está bem avançado, e nós queremos agradecer à população do município que está colaborando, recebendo os profissionais. E agradecer também à UNILA por essa parceria. Isso vai trazer muitos frutos para nossa população”, completou.

Coleta de dados

Zarpelon explicou que um dos diferenciais para o trabalho é que os pesquisadores estão trabalhando simultaneamente com recortes ambiental, epidemiológico, clínico, bioquímico e genético de toda a população.

O grupo de pesquisadores está elaborando um banco com os dados de todos os habitantes da cidade. Dos 10 mil moradores de Missal, 3.500 já responderam ao levantamento e fizeram a coleta de sangue para análises. Um mutirão está sendo planejado para concluir as entrevistas.

A pesquisa em Missal, destacou Zarpelon, deve converter-se em um estudo de coorte (estudo observacional em que os indivíduos são classificados – ou selecionados – segundo o status de exposição, sendo seguidos para avaliar a incidência de doença), trazendo grandes contribuições à Medicina brasileira. “Estimamos receber muitos pesquisadores de fora para conhecer e acompanhar este estudo”, disse. “Estamos tendo a oportunidade de fazer um estudo que revelará a real incidência e prevalência do câncer na população de Missal.”

Nesta primeira etapa da pesquisa, que tem duração de dois anos, estão envolvidos 5 grupos de pesquisa, 12 professores dos cursos de Medicina, Saúde Coletiva, Química e Ciências Biológicas e, pelo menos, 25 estudantes de graduação e pós-graduação da UNILA. Maria Leandra lembrou que, da pesquisa principal, já nasceram cerca de 19 projetos que estão em desenvolvimento.

Na parceria, a Prefeitura de Missal está fornecendo insumos laboratoriais, bolsas de iniciação científica e cedendo servidores municipais para apoiar as atividades desenvolvidas.

Fonte: Assessoria