Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Tribunal de Justiça autoriza Sanepar a cobrar taxa de instalação de esgoto

Cobrança havia sido proibida no fim do mês de maio por meio de liminar. Desembargador diz não ver ilegalidade na cobrança.

  • 08/06/2019
  • Foto(s): Reprodução
Tribunal de Justiça autoriza Sanepar a cobrar taxa de instalação de esgoto

A 11ª. Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Paraná decidiu, na terça-feira (4), manter a cobrança da taxa de ligação de esgoto em Medianeira, até o julgamento final da ação proposta pela Promotoria de Justiça.

De acordo com a decisão monocrática do desembargador Fábio Harick Dalla Vecchia, a suspensão da liminar foi fundamentada no fato de que existe autorização municipal para cobrança da taxa que é a Lei Municipal 82/2005. Diz ainda que a Lei Federal 11.445/2007 estabelece que as edificações devem ser conectadas à rede pública de esgoto e estão sujeitas à cobrança de taxas e tarifas.

Relator do processo, Dalla Vecchia, afirma que “igualmente não se vislumbra perigo de dano ou risco ao resultado do processo.” Ao final também argumenta que é evidente o direito da Sanepar de continuar a cobrança, uma vez que, em uma análise inicial, não se percebe a ilegalidade na cobrança.

Suspensão da cobrança – No final de maio, a Vara da Fazenda Pública de Medianeira atendeu ao pedido da Promotoria de Justiça da cidade e suspendeu, liminarmente, a cobrança da taxa de ligação do serviço de coleta de esgoto. Na ocasião, a Sanepar cumpriu o que foi determinado pela Justiça, mas recorreu às instâncias superiores que, agora, reformaram a sentença inicial.

Fonte: Assessoria