Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pesquisa mostra otimismo do setor de hospedagem do Paraná

Sondagem realizada pelo Ministério do Turismo mostra que 60,4% devem investir neste ano.

Pesquisa mostra otimismo do setor de hospedagem do Paraná

A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo, no primeiro trimestre, mostra otimismo dos empresários do setor de hospedagem do Paraná. O resultado, divulgado na última semana, mostrou que a perspectiva é positiva quando o assunto é investimento: 60,4% indicaram que provavelmente investirão neste ano.

A percepção sobre o aumento ou manutenção do número de empregados é outra variável que cresceu: passou de 37% para 62,1%. Já o otimismo em torno dos serviços ofertados saltou para 54,2%.

O presidente da Paraná Turismo Jacob Mehl destacou os bons resultados. “É um resultado a ser comemorado. O governo de Ratinho Junior prioriza o turismo com ações e investimentos. Um exemplo é a TV Paraná Turismo, recém-lançada, e que tem sua programação direcionada às atrações e potencial turístico do Paraná”, disse Jacob.

Os empresários consultados avaliaram o destino turístico onde a própria empresa está localizada. A iniciativa privada está mais confiante no aumento da rentabilidade do setor turístico.

Marcos Víleski, diretor de marketing do empreendimento Jurema Águas Quentes, disse que ficou satisfeito com o cenário apontado na pesquisa. “São números que revelam otimismo e crescimento. Como exemplo, estamos investindo mais de R$ 120 milhões no nosso novo complexo turístico em Iretama, na região de Campo Mourão”, afirmou.

Para a técnica em estatísticas da Paraná Turismo, Gilce Zelinda Battistuz, os dados são uma resposta clara da iniciativa privada ao movimento de retomada da economia brasileira. “O bom desempenho do destino e da empresa andam juntos”, disse ela.

TRABALHO – A Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil é realizada pela subsecretaria de Inovação e Gestão do Conhecimento do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, entre os quais hotéis, pousadas e resortes.

O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos. A pesquisa foi realizada com apoio das secretarias e órgãos estaduais de turismo e entidades do setor de hospedagem no país.

Fonte: AEN