Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente Bolsonaro nomeia general Carbonell para Diretoria de Coordenação de Itaipu

Ele é o terceiro militar a ter um cargo de diretor na binacional, na qual ele já trabalhou como chefe da Assessoria de Informações.

  • 11/06/2019
  • Foto(s): Alexandre Marchetti
Presidente Bolsonaro nomeia general Carbonell para Diretoria de Coordenação de Itaipu

O general Luiz Felipe Carbonell volta à usina de Itaipu depois de atuar, por quase dois anos, como chefe da Assessoria de Informações, para assumir a Diretoria de Coordenação. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 11 de novembro. Ele substitui o engenheiro Newton Kaminski.

O decreto do DOU leva as assinaturas do presidente Jair Messias Bolsonaro e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O mandato vai até 16 de maio de 2022. A data da posse não foi definida, mas deve ocorrer ainda nesta semana. Nesta terça-feira, ele já estará em Foz.

Antes de ser nomeado para assumir uma pasta de diretor na Itaipu, Carbonell estava à frente da Secretaria de Segurança do Paraná. Ele pediu exoneração do cargo em abril, logo depois de receber o convite para retornar à binacional.

Carbonell tem uma forte ligação com o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu, com quem trabalhou como chefe de gabinete por quatro anos. O novo diretor de Coordenação também tem muitos contatos em Foz do Iguaçu, onde atualmente todos os diretores da usina, da margem esquerda, estão lotados. 

Carbonell é o terceiro militar nomeado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro e pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albulquerque, a assumir um cargo de diretor na binacional.

O primeiro foi o próprio general Silva e Luna e o segundo foi o vice-almirante Anatalício Risden Júnior, que ocupa a pasta de diretor financeiro executivo. Ambos foram nomeados no dia 21 de fevereiro deste ano. Outras informações em http://www.in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-10-de-junho-de-2019-162439804 

Quem é Carbonell

Com 64 anos e natural de Porto Alegre, Carbonell iniciou a carreira no Exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Já serviu no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília, e foi chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Foto: Alexandre Marchetti.

Fonte: Assessoria