Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Foz do Iguaçu registra 13 óbitos por gripe e é a cidade com mais mortes no Paraná

No estado foram registrados 212 casos confirmados, com 51 óbitos.

  • 13/06/2019
  • Foto(s): Reprodução
Foz do Iguaçu registra 13 óbitos por gripe e é a cidade com mais mortes no Paraná

O informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde sobre a gripe no Paraná, emitido nesta quarta-feira (12), registra 212 casos confirmados no Estado, com 51 óbitos. São oito mortes a mais que na semana anterior, com 43. Os óbitos aconteceram em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba com sete óbitos confirmados desde o começo do ano.

O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos.

PREVENÇÃO – Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Secretaria da Saúde recomenda que sejam reforçadas as medidas preventivas. “A gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério”, ressalta o enfermeiro chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda incluir sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão.

Como medidas preventivas, a Secretaria da Saúde recomenda a vacinação contra a doença, a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas e manter os ambientes bem ventilados.

Fonte: AEN