Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estrada do Colono: Governador, ministro do Turismo e Diretor Geral da Itaipu apoiam projeto

Atuais 170 quilômetros, via rodovia, para 58 quilômetros, por dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

  • 13/06/2019
  • Foto(s): Reprodução
Estrada do Colono: Governador, ministro do Turismo e Diretor Geral da Itaipu apoiam projeto

O governador Carlos Masa Ratinho Junior reafirmou o interesse do estado para que a antiga Estrada do Colono, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, seja transformada em uma estrada-parque. A declaração foi dada durante a abertura do Festival de Turismo das Cataratas, na quarta-feira (12) em Foz do Iguaçu.

Com a reabertura da estrada a distância entre as cidades de Serranópolis e Capanema encurtaria dos atuais 170 quilômetros, via rodovia, para 58 quilômetros, por dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O governador defende que a estrada seja reaberta como estrada-parque com objetivo turístico, respeitando o meio ambiente. “Não dá pra gente abrir ela para bitrem, caminhão ficar passando ali. E tem que ter algumas regras, como abrir durante o dia, já que a maioria dos animais tem hábitos noturnos, criar passagem para os animais, enfim”.

Ratinho Junior contou que conversou com o procurador-geral de Justiça do Paraná, Ivonei Sfoggia, que se mostrou favorável a estrada-parque desde que seja um projeto sustentável. “Sendo uma estrada-parque turística o projeto pode avançar. O governo também tem a vontade de fazer ali uma grande rota turística”, disse.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que acompanhava o governador na abertura do evento, afirmou que a abertura da estrada é fundamental, assim como a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu. “São fundamentais para o aumento e qualidade do turismo. Temos um presidente que acredita que o turismo possa estar no centro da agenda econômica do país”, disse.

Antônio aproveitou o Festival de Turismo das Cataratas para lançar o projeto Investe Turismo, que pretende estruturar pelo menos 30 rotas em todo o Brasil, já pré-selecionadas. Entre os destinos no sul do país, está Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá. A primeira etapa do projeto foi previsto R$ 200 milhões, em divulgação e melhorias de infraestrutura.

O Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Joaquim Silva e Luna também falou sobre a estrada do colono:

Fonte: Rádio Cultura