Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agora com 15 mortes, Secretaria Municipal de Saúde anuncia medidas para combater a gripe

Oito mortes aconteceram na Rede Pública, e, sete, no sistema privado.

  • 14/06/2019
  • Foto(s): Reprodução
Agora com 15 mortes, Secretaria Municipal de Saúde anuncia medidas para combater a gripe
A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu está adotando uma série de medidas de sensibilização para prevenir a Influenza entre a população, tendo em vista que dentre as possíveis causas dos 15 óbitos notificados da doença está à procura tardia por atendimento. Além de campanhas de orientação junto à população, a Secretaria já está programando capacitações para o manejo da doença em toda a rede de saúde. 
 
As decisões foram tomadas na quinta-feria, 13, durante uma reunião envolvendo o Secretário Municipal da Saúde, Nilton Bobato, as diretorias de Vigilância Epidemiológica, de Urgência e Emergência e Atenção Básica com representantes do Hospital Municipal Germano Lauck. 
 
O último boletim epidemiológico do município apontou 15 óbitos por H1N1. Deste total, oito aconteceram na Rede Pública, e, sete, no sistema privado.  Embora o município se apresente com o maior número de mortes no Estado, a cidade não está com risco de epidemia. 
 
Os números refletem a eficácia do sistema de notificação de Foz do Iguaçu, que é referência no estado. “Os números aparecem porque o sistema de saúde é sensível, e a eficácia desse instrumento é fundamental para identificarmos com precisão a realidade e traçar as políticas públicas necessárias para o controle da doença”, expressou o Secretário Municipal da Saúde, Nilton Bobato. 
 
De acordo com os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica, neste ano, foram realizadas 44 notificações por H1N1. Os 15 pacientes que vieram a óbito receberam atendimento e internação no sistema público e privado de saúde. Deste total, 08 estavam internados no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e, 07, no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. 
 
Todos os pacientes que vieram a óbito apresentavam comorbidades, ou seja, integravam grupos de risco, com doenças crônicas e pré-existentes. A maioria era idoso e apenas dois deles haviam sido vacinados contra a Influenza. 
 
“Vamos ter um reflexo com esta última campanha de vacinação que conseguiu vacinar mais de 100% da meta estipulada para imunização de idosos”, expressou o Chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan. 
 
Doldan também explicou que os picos da doença acontecem ao longo dos anos, relembrando 2016 quando o município apresentou 27 mortes por Influenza. 
 
Sensibilização
 
Com base nos levantamentos preliminares que apontam a busca tardia da população por atendimento, o principal foco é fortalecer campanhas de sensibilização e orientação quanto aos cuidados para prevenir a gripe, bem como fortalecer a capacitação de todos os servidores para o encaminhamento correto dos casos. 
 
O tratamento para Influenza torna-se mais eficaz se iniciado dentro das primeiras 48 horas do início dos sintomas. Nos grupos de risco, essa conduta é fundamental, por isso, sensibilizar a população é prioridade para a Secretaria Municipal da Saúde. Do total de óbitos, a maioria recebeu a medicação necessária que está disponível em toda a rede.

Fonte: Rádio Cultura