Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Licença do Ministério da Agricultura para construção de frigorífico em Santa Helena está perto de sair

Reunião com técnicos da empresa na prefeitura anima autoridades locais.

  • 11/07/2019
  • Foto(s): SBT Interior
Licença do Ministério da Agricultura para construção de frigorífico em Santa Helena está perto de sair

A equipe técnica da Friella esteve em Santa Helena nesta semana para uma reunião com o prefeito em exercício Paulo Julio Vasata, secretários municipais e oito vereadores, quando anunciou como está o andamento do processo de instalação do frigorífico de suínos no município.


A principal preocupação da empresa era quanto a liberação do Ministério da Agricultura e, segundo os representantes, já existe uma sinalização positiva e os analistas do MAPA estão avaliando as plantas e em frequente contato com a direção da empresa para ajustes e mudanças que por ventura possam ser necessárias.


Imediatamente após a liberação da licença, a empresa irá iniciar por conta própria a terraplenagem do terreno para que, no início de 2020, iniciem-se as obras por meio dos incentivos do município: "Queremos deixar o solo preparado até o fim do ano para já nos primeiros meses do ano que vem iniciarmos as construções do frigorífico," relatou João Bandeira, diretor técnico da Friella.


O município, por sua vez, pretende ampliar ainda mais os incentivos que oferece aos suinocultores como forma de incentivar a construção de novas pocilgas nas propriedades rurais para que, paralelamente a edificação do complexo industrial, haja o crescimento do número de chiqueirões oferecendo matéria prima local para o abate: "Os agricultores de Santa Helena que tem interesse em ampliar a atividade ou mesmo iniciar no ramo, já podem correr atrás das documentações e licenças necessárias," alerta Bandeira.


Airton Oberger, secretário de Desenvolvimento Econômico e Associativismo da prefeitura de Santa Helena falou da visita e também da expectativa das obras. (Áudio)


Números


Conforme levantamento da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Santa Helena fechou 2018 com 900 mil suínos destinados ao abate, 412 mil leitões para recria, 296 mil reprodutores e 1.600 matrizes. Estes dados comprovam a aptidão do município para a suinocultura e a combinação da Friella com os incentivos da administração municipal irá alavancar ainda mais estes números gerando, sobretudo, renda aos produtores e emprego à população.


Quando na plenitude de abate em quatro anos, a necessidade de suínos dia, atualmente fornecido para o setor só no município, terá mais do que dobrar, observando-se desta maneira, a importância do fomento à suinocultura local e microrregional.


Durante a reunião, também foi discutida a realização de um chamamento público para que o município possa iniciar o atendimento e assistência aos interessados em construir novas pocilgas.


Investimento


A prefeitura vai dispor de até R$32.106,000 (trinta e dois milhões, cento e seis mil reais), composto de uma área de terras rural de até 298.243,86m² (duzentos e noventa e oito mil, duzentos e quarenta e três metros e oitenta e seis decímetros quadrados), localizado na Linha Novo Paraíso.


A empresa disponibilizará de no mínimo R$35.000.000,00 (trinta e cinco milhões de reais) em capital de giro para este empreendimento e deverá também cumprir com um cronograma médio diário de abate de suínos, em um período máximo de quatro anos, a contar do início das atividades, sendo: abate mínimo de 800 suínos no primeiro ano de atividades, abate mínimo de 1.600 suínos no segundo ano de atividades; abate mínimo de 2.400 suínos no terceiro ano de atividades e abate mínimo de 3.200 suínos a partir do quarto ano de atividades.


Deverá ainda, gerar no mínimo 500 empregos diretos, continuamente, priorizando mão de obra local, em até quatro anos, de acordo com a programação de evolução do abate previsto, mas a perspectiva é que sejam gerados até 1.500 empregos diretos.

Fonte: Elder Boff com Inf. Assessoria