Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Autoridades discutem projeto de asfalto ligando Porto Índio à Super Carretera no Paraguai

Obra beneficiaria Porto Internacional de Santa Helena.

  • 19/07/2019
  • Foto(s): Divulgação
Autoridades discutem projeto de asfalto ligando Porto Índio à Super Carretera no Paraguai

Há praticamente três décadas se fala numa ligação asfáltica entre Porto Índio e Cruce Itakyry, no leste do Paraguai, em frente à região de Santa Helena.

A obra ampliaria a movimentação do Porto Internacional de Santa Helena, já muito utilizado para o comércio exterior entre o Brasil e Paraguai, mas que encontra nas estradas de chão no lado guarani, uma dificuldade para o transporte. Ou tem muita poeira ou muito barro.

O Porto Internacional de Santa Helena é o único do Brasil com cabeceira única, ou seja, funcionam os despachos dos dois países no mesmo complexo aduaneiro.

Opção ao gargalo de Foz do Iguaçu, muitas empresas de importação e exportação, se utilizam do porto que tem fama de agilidade no despacho das mercadorias.

O porto de Santa Helena movimenta milhões de dólares medidos em toneladas de produtos que vão e vem do Paraguai, principalmente soja, milho e insumos agrícolas.

Numa reunião com autoridades nacionais e regionais do Paraguai, realizada nesta semana em General Diaz, KM 42, foi apresentado um projeto do asfaltamento, que reascende a expectativa das comunidades, em razão do desejado pavimento asfáltico.

O concejal , como são chamados os vereadores no Paraguai, de General Dias, Adjaime Pavei, fez um resumo do encontro e da expectativa em torno desta possível conquista. Ouça o áudio:

Fonte: Elder Boff com inf. de Márcio Spier