Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente Bolsonaro se manifesta sobre acordo energético com o Paraguai

Paraguaios não aceitaram os termos do acordo e pedem a anulação. De acordo com presidente, será feito justiça.

  • 01/08/2019
  • Foto(s): Reprodução
Presidente Bolsonaro se manifesta sobre acordo energético com o Paraguai

O presidente Jair Bolsonaro comentou o acordo energético que gerou uma crise política no Paraguai assinado em maio desse ano por ele e pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benítez (Marito).

Segundo o acordo, o Paraguai se comprometia a comprar mais energia da Itaipu Binacional. Hoje o país compra cerca de 60% menos do que deveria, e usa a energia excedente produzida pela hidrelétrica binacional por um preço bem menor.

O presidente Bolsonaro destacou o relacionamento com o Paraguai, que segundo ele é excelente e disse também que está disposto a fazer justiça. “Nosso relacionamento com o Paraguai é excepcional, excelente. Estamos dispostos a fazer justiça nesta questão de Itaipu binacional que lá é importantíssima para o Paraguai e importante para nós” disse.

Desde que os termos do acordo foram divulgados na semana passada, o governo paraguaio vem sofrendo pressão para alterar os termos. O tema levou a uma crise política que resultou na renúncia de quatro autoridades paraguaias, entre elas o diretor-geral da Itaipu do lado paraguaio, José Alderete.

Bolsonaro não deu detalhes de como o Brasil pretende proceder nas tratativas, mas dirigiu elogios a Marito. “Ontem eu conversei com o general Silva e Luna, o presidente da parte brasileira de Itaipu. Estamos resolvendo este assunto. Pode deixar que o Marito vai ser reconhecido pelo bom trabalho que está fazendo no Paraguai” destacou. Questionado se o Brasil cederia, ele não quis dar detalhes, “não é questão de ceder ao Paraguai. Não é meio a meio? A princípio é por aí. As pequenas derivações a gente acerta aí” respondeu ele.

Na visão de autoridades paraguaias, o acordo energético assinado com o Brasil em maio, que traz diretrizes sobre a energia da hidrelétrica de Itaipu até 2022, seria prejudicial para o país e custaria ao governo US$ 250 milhões.

Fonte: Rádio Cultura Foz com Zero Hora

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533