Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Canoagem Brasileira tem a melhor campanha no Pan

Na canoagem slalom, o Brasil subiu duas vezes ao posto mais alto do pódio com Ana Sátila e com Pedro ???Pepê??? Gonçalves.

  • 05/08/2019
  • Foto(s): Fábio Canhete/CBCa
  • Esportes
Canoagem Brasileira tem a melhor campanha no Pan

A participação da Canoagem Brasileira fecha neste domingo (04) com chave de ouro, literalmente teve muitos ouros na Canoagem Slalom, foram quatro conquistadas por Ana Sátila no C1 e Canoagem Slalom Extremo Feminino e Pedro Gonçalves pelo K1 e Canoagem Slalom Extremo Masculino, além do bronze de Felipe Borges no C1 Masculino. Somando essas conquistas com a Canoagem Velocidade que garantiu um ouro e dois bronzes e se torna a melhor campanha da Canoagem nos Jogos Pan-americanos.

Pedro Gonçalves teve um dia histórico na sua carreira, o atleta garantiu duas medalhas de ouro, superou sua campanha na edição passada do Pan realizado em Toronto no Canadá quando conquistou uma prata no K1 Masculino e agora somou a nova modalidade pan-americana o Canoagem Slalom Extremo. “Passa um filme, esse ainda não é meu sonho, mas é uma etapa. Vir aqui como favorito e fazer o favoritismo valer a pena, essa medalha de ouro tem um gostinho muito especial pra mim e nada disso teria sentido se não tivesse a torcida por mim”, fala Pepe.

Ana Sátila também fez bonito e trouxe duas medalhas de ouro, uma no C1 Feminino no qual é bicampeã e outra no Canoagem Slalom Extremo Feminino. Ela venceu com facilidade suas concorrentes, administrou bem a prova e seu favoritismo. “’É uma sensação incrível é um alívio muito grande voltar pra casa com duas medalhas de ouro, ao mesmo tempo estou celebrando e já pensando na próxima competição”, comenta Sátila.

Outra importante conquista foi no C1 Masculino, Felipe Borges ganha novamente a medalha de bronze na categoria e por pouco não ficou com a prata a diferença entre Borges e o argentino Sebastian Rossi que garantiu o segundo lugar, a diferença entre os dois foi de 0.60s. Quem conquistou o ouro foi o norte-americano Zachary Lokken. “Eu fico muito feliz de representar Foz do Iguaçu e o Brasil inteiro, estava com expectativa de trazer o ouro, não foi desta vez agora é focar em trazer a vaga olímpica para Tóquio”, comenta.

Penalidade máxima para Omira
O Brasil quase saiu com mais uma medalha em Lunahuaná, Omira Estácia disputando o K1 Feminino estava fazendo uma boa descida, chegou a fazer o segundo melhor tempo, mas não cruzou a baliza 17 e levou a penalidade máxima que acresceu 50 segundos ao seu tempo. Por causa disso ela ficou fora do pódio.

Participação da canoagem no Pan
Até o momento foi a melhor campanha da Canoagem Brasileira nos Pan-americanos, foram conquistadas ao todo cinco medalhas de ouro e três bronzes superando Toronto em 2015 quando foram três ouros, seis pratas e cinco bronzes. “Foi um trabalho coordenado, com apoio do COB, é um caminho para chegar a Tóquio, queremos melhorar e ampliar o trabalho”, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Tomasini também comentou como está o processo em relação a tornar a Canoagem Slalom Extremo uma modalidade olímpica. “A Federação Internacional está discutindo com a organização de Paris 2024 para a inclusão”, finaliza.

Veja os integrantes da Equipe Brasileira:
Ana Sátila
Marina Souza
Omira Estácia
Fabio Rodrigues
Felipe Borges
Pedro Gonçalves “Pepê”

Técnico
Cassio Ramon Petry

Chefe de Equipe
André Luis Behs

Fonte: CBCa