106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com o início do programa Voe Paraná lançada nesta quarta-feira (7), o Paraná passa a ter a maior malha aeroviária do País. O novo pacote aéreo regional foi lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e vai atender 12 cidades, de todas as regiões do Estado.
Além de Guaíra, o único município da região Oeste contemplado pelo programa neste primeiro momento, os municípios beneficiados pela adesão da companhia aérea Gol em parceria com a empresa de táxi aéreo Two Flex são Paranaguá, Arapongas, Apucarana, Guarapuava, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio e União da Vitória, todos com população variando entre 32 mil e 155 mil habitantes. O governador destacou que a ação vai aproximar capital e interior, impulsionar o turismo e movimentar a economia.(Áudio 1)
De acordo com o governador, outras cidades do Estado devem encorpar o programa nos próximos meses, conforme a demanda e a liberação por parte da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil. Os deslocamentos serão feitos por aeronaves Cessna Grand Caravan de até 9 lugares, com média de três a quatro voos por semana. Curitiba será o principal destino, mas há também rotas interligando cidades do Interior.
O lançamento do Voe Paraná contou com a presença de prefeitos e representantes de todos os 12 municípios envolvidos nesta primeira fase do programa. O Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento exaltou o ganho logístico que a cidade passa a ter com a adesão ao Voe Paraná e adiantou que os bilhetes começam a ser vendidos a partir de 2 de setembro e os voos regulares a partir de 22 ou 23 de outubro.(Áudio 2)
Além dos novos voos, o Estado conta com as linhas aéreas operadas pela Azul. A companhia possui voos regulares ligando Curitiba a Toledo, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu. Nesta semana, Pato Branco também passou a contar com deslocamentos diários para a capital paranaense.
Fonte: Enio Manoel com inf. AEN