Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier é nomeado para a Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira,12. Com esse último nome, Diretoria da binacional, lado brasileiro, está totalmente renovada, desde 21 de fevereiro, deste ano.

  • 12/08/2019
  • Foto(s): Divulgação
Contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier é nomeado para a Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional

O contra-almirante da Marinha Paulo Roberto da Silva Xavier é o novo diretor administrativo da Itaipu. Ele substitui João Pereira, que ocupou o cargo por um ano e meio. A nomeação foi publicada em Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 12. Ver na íntegra o decreto clique aqui.

Com essa última nomeação - são seis diretores de cada margem da Itaipu-, a diretoria da usina, no Brasil, está totalmente renovada desde 21 de fevereiro, com uma equipe completa formada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na semana passada, o presidente e o ministro de Minas e Energia, Bento Albulquerque, nomearam a advogada “prata da casa” Mariana Favoreto Thiele, 38 anos, como diretora jurídica. Agora são quatro militares e dois civis no quadro de diretores da margem esquerda da usina.

A posse do novo diretor administrativo ocorre na terça-feira, 13, por volta das10h30, numa solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Formado pela Escola Superior de Guerra e com doutorado em Ciências Navais - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, Paulo Roberto da Silva Xavier reúne em seu currículo várias especializações como militar e gestor.

Natural do Rio de Janeiro, o contra-almirante tem formação em curso superior da Escola Naval, mestrado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval e graduação em Engenharia de Operacional.

Entre as principais experiências relevantes, foi diretor do Pessoal Civil da Marinha, ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia e foi assessor-chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

Foi também adido naval na Argentina, entre outros países, e exerceu diversos comandos de meios operativos da Marinha do Mar.

Sexto nome escolhido pelo presidente Bolsonaro, o contra-almirante fecha a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, à frente da Diretoria Geral Brasileira.

A diretoria é formada ainda pelo almirante Anatalicio Risden Junior, como diretor financeiro executivo; o general Luiz Felipe Carbonell, na Diretoria de Coordenação; o engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira da Itaipu, na Diretoria Técnica Executiva; além de Mariana Favoreto Thiele, também prata da casa, na Diretoria Jurídica.

Todos contam com o apoio irrestrito do diretor-geral brasileiro que comanda Itaipu com uma política de austeridade em consonância às diretrizes do governo federal, obedecendo os preceitos da boa administração pública; legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, conforme artigo 37 da Constituição Federal.

Fonte: Assessoria Itaipu