Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Trabalho em equipe será marca da gestão, afirma novo diretor administrativo de Itaipu

Paulo Roberto da Silva Xavier tomou posse nesta terça-feira (13) juntamente com diretores da Fundação Itaiguapy ??? responsável pela gestão do HMCC.

  • 13/08/2019
  • Foto(s): Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional
Trabalho em equipe será marca da gestão, afirma novo diretor administrativo de Itaipu

O novo diretor administrativo de Itaipu Binacional, o contra-almirante da Marinha Paulo Roberto da Silva Xavier, disse que trabalho em equipe e foco na missão empresarial serão as principais marcas de sua gestão. Ele foi nomeado no último dia 9 pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e tomou posse nesta terça-feira (13), no Centro Executivo.

“Reitero a todos o meu completo comprometimento [com Itaipu]. Sou uma pessoa de equipe, gosto de trabalhar assim, e darei o meu melhor para agregar e colaborar com esse time brilhante que está aqui. E também para que Itaipu consiga alcançar os objetivos estratégicos que estão preconizados na sua missão e atender as diretrizes emanadas pelo diretor-geral”, afirmou.

Também tomaram posse na cerimônia o novo diretor superintendente da Fundação Itaiguay, Fernando Cossa, e o novo diretor administrativo-financeiro, Adriano Hamerschmidt, ambos empregados de Itaipu. A fundação é responsável pela gestão do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), que tem a binacional como entidade mantenedora.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, observou que a Diretoria Administrativa da binacional e o hospital têm como característica em comum “cuidar do nosso bem maior, que é a nossa gente”. “A Diretoria Administrativa exige um tipo de trabalho diferenciado, porque se conecta com todos os empregados”, definiu. “É uma missão bastante abrangente e que exige contato com as pessoas.”

Também participaram da cerimônia todos os demais diretores brasileiros de Itaipu e diretores e integrantes do Conselho de Curadores da Fundação Itaiguapy. Acompanhado de familiares, Fernando Cossa não escondeu a emoção ao assumir o novo cargo. “A emoção do Fernando traduz esse sentimento de pertencimento que todos têm com relação à Itaipu”, ressaltou Silva e Luna.

O diretor-geral lembrou que, com a posse de Xavier, em substituição a João Pereira, a renovação do quadro de diretores da margem brasileira da usina alcança 100% neste ano. Os últimos dois diretores que tomaram posse foram Celso Torino (técnico executivo), no dia 25 de junho, e Mariana Favoreto Thiele (jurídica), no dia 6 de agosto – ambos são empregados de carreira de Itaipu.

Primeiros passos

Paulo Roberto da Silva Xavier antecipou que pretende dedicar os primeiros dias à frente da Diretoria Administrativa para conhecer melhor a empresa, a diretoria e a equipe de trabalho. Segundo ele, o desafio é grande. “Itaipu é uma das maiores empresas do mundo e uma locomotiva que move a área energética do Brasil e do Paraguai”, afirmou. “É um desafio muito grande e estou ciente dele. Mas me considero pronto para contribuir.”
O novo diretor disse ainda que Itaipu o impressionou desde a primeira visita, em 2002, quando era aluno da Escola Superior de Guerra. Em 2016, ele retornou à usina quando ocupava o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia da Marinha, para conhecer projetos e discutir parcerias com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Carreira

O novo diretor administrativo de Itaipu é formado pela Escola Superior de Guerra, com doutorado em Ciências Navais - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia. Ele tem ainda várias especializações como militar e gestor. Entre outros cargos, foi diretor do Pessoal Civil da Marinha, ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia e foi assessor-chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e adido naval na Argentina.

Fonte: Assessoria Itaipu