Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ferrugem Asiática deve aparecer mais tarde nesta safra de soja do Paraná

Condições do inverno auxiliaram na limpeza das sojas voluntárias, o que dificulta a chegada dos esporos

  • 10/09/2019
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
  • Agricultura
Ferrugem Asiática deve aparecer mais tarde nesta safra de soja do Paraná


Na última safra de soja 2018/19, as condições climáticas durante o inverno do Paraná contribuíram para a chegada da Ferrugem Asiática mais cedo no estado. Os primeiros coletores a identificarem a presença dos esporos foram acionados já no dia 18 de outubro, em Nova Santa Rosa, aqui no Oeste, uma situação bastante atípica, uma vez que a safra 2017/18, por exemplo, registrou o primeiro caso em 1º de dezembro.

Já para esta próxima safra 2019/20, que inicia hoje, dia 10, o diretor técnico da Emater/PR, Nelson Harger, destaca que as geadas do inverno, os três meses de estiagem e a falta de condições para o Paraguai iniciar o plantio cedo, vão atuar para atrasar o aparecimento dos esporos no estado.

Segundo Harger, a expectativa é de que os primeiros casos sejam percebidos apenas entre o final de novembro e início de dezembro, quando as previsões apontam a manutenção de chuvas regulares, essenciais para a proliferação da doença. (Ouça o áudio Nelson Harger 1 abaixo)

Ainda de acordo com especialista, a Emater, em conjunto com a Embrapa Soja, vai espalhar 200 equipamentos coletores de esporos pelo estado para realizar o monitoramento. Segundo Nelson Harger, mesmo com a previsão de que a doença apareça mais tarde, os produtores devem ficar atentos e realizar as aplicações. (Ouça o áudio Nelson Harger 2 abaixo)

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Gerson Kaiser com Notícias Agrícolas