Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitiva paraguaia visita região para conhecer atuação do cooperativismo na Agricultura Familiar

A intenção é levar uma iniciativa espelhada no cooperativismo brasileiro para ser apresentado ao Governo do Paraguai e aplicado no país vizinho

  • 10/09/2019
  • Foto(s): Gerson Kaiser/Assesoria
Comitiva paraguaia visita região para conhecer atuação do cooperativismo na Agricultura Familiar

Nesta semana uma comitiva formada por agricultores familiares de diversas regiões do Paraguai está realizando uma visita a nossa região para conhecer mais sobre o cooperativismo, de produção e de crédito, e como ele auxilia no desenvolvimento de atividades no Brasil.

A visita iniciou nesta terça-feira, 10, com a recepção do grupo em São Miguel do Iguaçu. Durante a manhã os paraguaios receberam explicações sobre as linhas de créditos e atuação da Cresol, como exemplo de cooperativa de crédito. O encontro foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Já durante a tarde a comitiva foi divida em dois grupos que visitaram quatro propriedades referência. Um grupo foi na propriedade de Jones Dal Agnol conhecer sobre avicultura de corte integrado e sucessão familiar, depois até a propriedade da Salete Sostisso, conhecer atividades de aves de cortes, postura e crédito da mulher. As duas propriedades ficam na Comunidade Serra do Mico.

Integrante do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) traduzido para o português, o uruguaio Carlos Mermot, que atua em sete países da América do Sul, esteve acompanhando as visitas. Ele destaca os motivos que trouxeram os paraguaios para conhecer o cooperativismo, não só do Brasil, mas principalmente em nossa região.

A Secretária de Gênero da ONAC Paraguai (Organização Nacional Campesina) traduzido para o português, Florinda Silva, explica a formação do grupo que veio para a região. Ela reforça a intenção de levar uma iniciativa espelhada no cooperativismo brasileiro, para ser apresentado ao Governo paraguaio e aplicado no país vizinho.

O outro grupo visitou a propriedade de Jair e Adriana Menegasso, no Distito da São Jorge, para conhecerem sobre as atividades de grãos, milho e soja, aves de corte e placas solares. Na sequência seguiram até a propriedade da família do Estanislau Brixner, popular “Delfin”, na Serra do Mico, conhecer sobre hortaliças hidropônicas e sucessão familiar.

Nesta quarta-feira, 11, o grupo vai visitar cooperativas na cidade de Medianeira e depois seguir para a cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, para encerrar a visita na quinta-feira, 12.

A vinda da comitiva está sendo organizada pela Cresol Costa Oeste, através de sua Secretária Executiva, Silvania Silva. Ela fala um sobre essa recepção feita na região e relata a programação do grupo no Paraná.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Gerson Kaiser