Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Falta de chuvas obriga cidades no interior do Paraná a tomarem medidas emergenciais

A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal.

Falta de chuvas obriga cidades no interior do Paraná a tomarem medidas emergenciais

A falta de chuvas nos últimos meses reduziu a vazão de rios e poços de algumas cidades na região Oeste do Paraná. A redução chega a mais de 50%. De acordo com a Sanepar, as chuvas desde o final do mês passado não foram suficientes para regularizar a vazão dos mananciais de abastecimento.

Por isso, medidas emergenciais estão sendo adotadas. Em Cascavel, por exemplo, foram retomadas as captações dos rios Saltinho e Peroba, além do aumento na abertura do registro na saída do Lago Municipal. Em Santa Tereza do Oeste, Anahy, Lindoeste e Santa Lúcia o abastecimento tem sido complementado com caminhões-pipa. Com o cenário emergencial, a empresa tem pedido colaboração com adoção de uso racional da água.

A orientação é para que se dê prioridade para alimentação e higiene pessoal e as limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas também pode contribuir com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Band News