Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do Paraná anuncia construção de cadeias públicas em Guaíra e Foz do Iguaçu

O governo também espera lançar, até o final do ano, um edital para concurso de agentes penitenciários.

Governo do Paraná anuncia construção de cadeias públicas em Guaíra e Foz do Iguaçu

O governo do Paraná promete criar mais de 3.000 novas vagas para presos até o final do ano que vem. O anúncio, feito pelo governador Ratinho Júnior nesta quarta-feira (18), é de construção de quatro casas de custódia e três delegacias. Cada uma das unidades de custódia irá comportar cerca de 750 detentos. Elas serão construídas em Guaíra, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Já as delegacias, com capacidade para até 30 presos cada uma, serão criadas em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Estima-se que atualmente 11 mil presos estejam em delegacias do Paraná – a superlotação nessas unidades faz com que policiais civis sejam os responsáveis por presos provisórios ou condenados, o que compromete o serviço de investigação, atendimento a situações de flagrante e prestação de serviços à população.

O secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, admite que o número ainda está abaixo do essencial, mas, garante que, até o final do ano, onze outras unidades serão confirmadas pelo governo, para totalizar 7.500 vagas. (Áudio 1)

O governador diz que, na gestão passada, o Paraná tinha direito a uma verba de R$ 130 milhões, do Ministério da Justiça, para a construção de presídios. No entanto, o dinheiro não foi usado e agora será, novamente, liberado. Ratinho Júnior diz, também, que os presos passarão a trabalhar mais. (Áudio 2)

O governo também espera lançar, até o final do ano, um edital para concurso de agentes penitenciários, que irão trabalhar nas unidades que serão construídas.

Em Guaíra a construção da casa de custódia já iniciou e está localizada aos fundos do Parque Industrial, próximo à Vila Alta. Segundo a empresa responsável pela execução do projeto, a mão de obra utilizada será local e deve gerar aproximadamente 150 empregos diretos, por um ano e meio. Além disso, todo material necessário para a construção da nova cadeia pública serão adquiridos no município.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no whatsapp.

Fonte: Band News